quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Henrique, o que faz Celibi

1978, 

Surge da periferia olindense, no antro da irreverencia e subversão do Vivencial Diversiones, Henrique Celibi. Diretor, ator e autor de diversas obras da comédia pernambucana, Celibi ficou conhecido por suas performances nas noites recifenses e posteriormente pelos espetáculos de sua autoria, dentre eles o maior sucesso do teatro pernambucano: " Cinderela, a história que sua mãe não contou" montado pela trupe do barulho na década de 90. Este documentário relata a história de vida e resistência de um dos artistas mais versáteis e polêmicos do estado de Pernambuco, trazendo toda a sua alegria e irreverência apresentadas dentro e fora dos palcos. 

O artista faleceu durante as filmagens deste projeto, que contém seus últimos registros em vídeo, incluindo entrevista inédita realizada 19 dias antes de sua morte repentina. "Henrique, o que faz Celibi se tornou uma homenagem em sua memória.

O documentário - A ideia de fazer um documentário sobre Henrique Celibi surgiu em 2015 quando Brunna Martins, produtora e assistente de direção do doc, assistiu a peça “Cabaré Diversiones” que estava em cartaz no teatro Hermilo Borba Filho. Prestes a cursar os dois últimos períodos da universidade e tendo que elaborar seu trabalho de conclusão de curso, Brunna viu na figura e historia de Celibi algo muito precioso a ser registrado e encontrou uma forma de juntar dois de seus amores profissionais: O Audiovisual e o Teatro. Com a aprovação de Celibi, filmou com a ajuda de um amigo os bastidores e a peça completa. 

Devido aos contratempos engavetou o projeto, retomando em 2017 quando se uniu a Luis Bringel e Sandri Rodrigues. Os três com a missão de se formar no curso de Radio, TV e internet da faculdade Aeso Barros Melo, revisitaram as filmagens feitas em 2015 e retomaram o contato com Henrique Celibi que agora estava em cartaz com o espetáculo: As perucas de Bibi. Feito o contato, as filmagens das entrevistas e do espetáculo foram feitas entre 1 de abri e 22 de maio. Nesse meio tempo, Henrique Celibi morre devido a um acidente domestico em seu apartamento. 

As filmagens do trio foram os últimos registros de Celibi no palco e dando depoimentos de sua vida. Mesmo com a fatalidade, os radialistas dão continuidade as gravações com pessoas convidadas e indicadas pelo próprio Celibi, utilizando o documentário como forma de homenagear o artista. No dia 05 de Outubro pelo Festival Independente Outubro ou Nada, estreia “Henrique, o que faz Celibi”, sendo uma das atrações da noite de abertura do festival no Solar da Marquesa em Olinda. Brunna Martins é atriz e produtora, Luiz Bringel é ator e produtor e Sandri Rodrigues é videomaker e editora audiovisual, todos radialistas formados pela Aeso Barros Melo.


Chegou a hora!!!

Dia 05/10, abrindo o festival Outubro ou Nada, você é nosso convidado para a ESTREIA do documentário: Henrique, O que faz Celibi.

Ás 22:30, no Solar da marquesa, em Olinda.

Uma produção: Zás! Filmes 

DIREÇÃO: Luís Bringel
PRODUÇÃO: Brunna Martins
EDIÇÃO: Sandri Rodrigues e Chris Oliver

Assista o teaser