quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Hábitos para um coração saudável

No próximo dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração. A data serve para conscientizar a população sobre os riscos das doenças do coração. Nos últimos anos houve um aumento considerável no número de problemas de saúde relacionados aos maus hábitos alimentares, sedentarismos, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, entre outros. É preciso ficar atento, pois engana-se quem começa a se preocupar com os cuidados com o coração apenas na fase adulta da vida.

Um bom coração na infância, terá grandes chances de envelhecer bem se os cuidados com ele forem sempre respeitados. A partir dos 18 anos a aferição da pressão deve ser feita, pelo menos de 6 em 6 meses, já que sabemos que uma das doenças que mais acometem a população é assintomática e silenciosa: a hipertensão.

“Estar em dia com as consultas médicas é o primeiro passo para manter o bom funcionamento cardiovascular e afastar os riscos de ser surpreendido com alguma cardiopatia”, afirma Tomás Mesquita, cardiologista do Hospital Jayme da Fonte. O médico reforça ainda que manter uma alimentação equilibrada, evitar o fumo e a bebida alcoólica e fazer atividades físicas regulares é a eterna dica do coração saudável.

Um paciente que tem no seu histórico familiar, hipertensão, diabetes, alterações do nível de colesterol e triglicerídeos e obesidade, é um forte candidato a desenvolver problemas cardiovasculares. Esse indivíduo deve estar sempre vigilante aos sinais que podem indicar que algo não está indo bem; sensação de opressão no peito;  dor no lado esquerdo ou no meio do peito — que pode irradiar para o pescoço e para o braço esquerdo; suor frio e intenso; desconforto acompanhado de tontura; desmaio; náuseas e falta de ar já acende o sinal amarelo. 

“Quando há uma queixa de pelo menos dois destes sintomas associados, os exames solicitados passam a ser mais específicos para que possamos ter um diagnóstico mais preciso na confirmação de que algo não está indo bem”, explica o cardiologista.

Sabe-se que 80% do risco podem ser eliminados com mudanças no estilo de vida e/ou medicações. Apenas 20% do risco podem ser atribuídos ao fator genético. Sendo assim, cabe a cada um de nós a responsabilidade no cuidado e o carinho para manter o coração distribuindo amor por onde passar.

Principais exames para manter seu coração sempre saudável

1. Exames de sangue

2. Eletrocardiograma de repouso (ECG)

3. Radiografia de tórax

4. Ecocardiograma

5. Teste Ergométrico - Teste de esforço