quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Carlos Ruas e outras atrações na Bienal de Pernambuco

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco ganha nesta sua décima primeira edição novas ambiências no evento, a ser realizado no Pavilhão do Centro de Convenções, de 6 a 15 de outubro de 2017, que reforça cada vez mais a importância da integração da literatura com as mais variadas vertentes da cultura, da leitura e do comportamento humano. Com o tema “Literatura, Democracia & Liberdade”, a XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco homenageia os escritores Fernando Monteiro (vencedor do I Prêmio Pernambuco de Literatura com o romance "O livro de Corintha") e Lima Barreto (in memoriam), o aclamado autor de clássicos de nossa literatura como “Triste fim de Policarpo Quaresma” (1915) e “Clara dos Anjos” (1948), que se tornou uma das principais vozes da população destacando as grandes injustiças sociais e fazendo críticas ao regime político da República Velha. Desta forma, a temática da XI Bienal figura como mais do que oportuna e sua agenda promete ser rica de atividades para os mais distintos públicos e destacando as mais variadas vertentes.

“Como o mais importante evento literário do Norte e Nordeste e o terceiro maior do Brasil, construímos uma programação repleta de ações de conteúdos e atividades que reforçam o papel da literatura, da cultura e da educação como formadores de cidadão com senso crítico diante de um novo cenário de abruptas transformações, como as tecnologias, a sustentabilidade e a inovação. E estamos consoantes com a necessidade de integrarmos essa corrente junto à sociedade”, destaca Rogério Robalinho, empreendedor cultural e diretor da Cia. De Eventos, responsável pela produção da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. E, seguindo os modelos das demais edições, o público poderá esperar boas novidades nos mais diferenciados espaços do Pavilhão do Centro de Convenções, em Olinda: Espaço Além das Letras, auditório Circulo das Ideias, Plataforma de Lançamento, Sala de Oficinas e Bienalzinha. Contudo, nesta edição contará com espaços diferenciados para palestras, oficinas, bate-papos, apresentações infantis e culturais e outras atividades.

Grandes nomes nacionais marcam presença como o filósofo e professor chileno-brasileiro Vladmir Safatle que abordará em conferência “O fim da democracia representativa e a emergência da soberania popular; o editor, educador e escritor brasileiro Allan da Rosa, que ministra a oficina de escrita “Branco faz letra e negro faz treta”, a partir da perspectiva afro-brasileira; o escritor, médico e dramaturgo brasileiro Ronaldo Correia de Brito que conversa e realiza sessão de autógrafos sobre “Faca e livro dos homens”, a nova edição conjunta dos seus dois primeiros livros de contos com o curador da Bienal, Schneider Carpeggiani; a escritora paulista radicada em João Pessoa Maria Valéria Rezende que conversa sobre o projeto Mulherio das Letras, que discutirá o lugar da mulher na literatura brasileira em João Pessoa durante o mês de outubro; e o tradutor e professor paranaense Caetano Galindo, que discutirá o romance “Ulysses” de James Joyce, em master class na terça-feira (dia 10). Doutor em linguística pela Universidade de São Paulo, Galindo tem concentrado seu trabalho nos últimos anos numa visita guiada à obra de Joyce, explicando a obra inclusive em seu mais recente livro: “Sim, Eu Digo Sim — Uma Visita ao Ulysses de James Joyce”, finalista do Prêmio Rio de Literatura, categoria Ensaio, 2017.

Mas outros destaques importantes são a escritora e ensaísta paulista Walnice Nogueira Galvão e a historiadora e antropóloga paulista Lilia Schwarcz, que contemplam as ações de celebração à Lima Barreto. “Nesta celebração à Lima Barreto, lembraremos como ele dedicou sua obra e sua vida à defesa da República e dos direitos humanos. Escritores de seu tempo, como Euclides da Cunha e Machado de Assis, relacionaram-se de diferentes maneiras com esses mesmos problemas, como veremos”, lembra Walnice. Com trabalho voltado ao estudo da obra de Euclides da Cunha e de Assis neste sentido, a professora emérita de teoria literária e literatura comparada da USP discutirá em palestra “Lima Barreto: República e os Direitos Humanos”.

O saudoso e renomado autor de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” será foco de Lilia Schwarcz, em conversa sobre o trabalho recentemente publicada, a bibliografia “Lima Barreto – Triste Visionário” (Companhia das Letras). Ganhadora em 1999 do prêmio Jabuti de Livro do Ano pelo seu “As barbas do imperador: D. Pedro II”, seus trabalhos se focam em diversos momentos e expoentes da nossa formação e com grande destaque no mundo das letras como a coleção “História do Brasil Nação” (organizada em seis volumes), que também conquistou três premiações Jabuti ao longo dos anos. Professora titular no Departamento de Antropologia da USP, Global scholar na Universidade de Princeton (EUA), tem atuado como curadora adjunta do Masp e em sua trajetória contabiliza uma série de exposições, entre as quais “Um Olhar sobre o Brasil” (2012, com Boris Kossoy) e “Histórias Mestiças” (2014, com Adriano Pedrosa), ambas no Instituto Tomie Ohtake.

Mas outras discussões igualmente importantes tomam posse na programação como a Mesa de Debate sobre o PELLLB (Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas), a acontecer no dia 11 de outubro, das 20h às 22h, que envolverá conversa entre Cida Fernandez (Centro de Cultura Luiz Freire e Fórum Pernambucano em Defesa das Bibliotecas Livro Leitura e Literatura - FPDBLLL), Carla Denise (dramaturga), Mariane Bigio (Secult-PE) e Simone Santiago (SEE-PE). Na ocasião, integrantes do Grupo Executivo do PELLLB farão uma explanação sobre o Plano e os mecanismos utilizados para sua construção, a exemplo das consultas públicas realizadas nas 12 regiões do Estado, e responderão dúvidas do público sobre o processo de elaboração do PELLLB. 

E, claro, o homenageado da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, Fernando Monteiro, terá momentos importantes. Escritor, poeta e cineastas, ele comandará entre outras ações uma sessão especial, a ser realizada no dia 14 de outubro, no Cinema São Luiz, na Boa Vista, numa atividade agregadora da plataforma Circuito Bienal. “O escritor cedeu para uma exibição gratuita na histórica sala de uma cópia rara em 35 mm de ‘Ivan, O Terrível’ de Serguei Eisenstein. A sessão será intitulada de Cine Aspades, em referência ao cineasta que protagoniza o primeiro romance de Monteiro, Vasco Aspades de Aspades, ETs, ETc, que completa 20 anos este ano”, destaca o curador Schneider Carpeggiani. Esta exibição deste clássico do renomado cineasta russo (autor de outras obras primas como “O Encouraçado Potemkin”) será acompanhada de uma fala do homenageado sobre a importância da obra, resgatando assim uma das suas importantes vertentes para a cultura dentro de um contexto mais amplo.

Parcerias literárias - Através da parceria com a UBE – União Brasileira do Livro, a Bienal promove entre outros destaques a Plataforma de Lançamento que dará oportunidade a autores independentes mostrarem seus projetos de 6 e 15 de outubro. Os selecionados no processo, realizado a partir de cadastro no site da Bienal e análise das indicações pela entidade, terão espaço, datas e horários definidos para apresentar seus trabalhos para o grande público, em quaisquer segmentos de leitura geral: poetas, cronistas, contistas, romancistas independentes, entre outros. “Reunimos assim um grupo expressivo de produtores que têm trabalhos interessantes, mas que não detém de espaço para reverberar ou dividir suas experiências com um grande público. Com esta plataforma, que já é uma tradição em nossa Bienal, os visitantes também tem a oportunidade de conhecer novos realizadores. E isso contribui para que o cenário independente cresça cada vez mais e fortalece o universo editorial, mexendo de forma positiva com a cadeia produtiva”, enfatiza Rogério Robalinho.

Dentro desta motivação de congregar boas novas para produtores, a agenda da XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco contempla parceria com a PUC-RS para a realização do I Seminário Nacional de Escrita Criativa, organizado pelo escritor e professor gaúcho Luiz Antonio de Assis Brasil, idealizador da tradicional e famosa Oficina de Escrita Criativa (pioneiro na fundação de oficina de Escrita Criativa no Rio Grande do Sul, há 30 anos) com a colaboração da pernambucana e doutoranda em Escrita Criativa naquela instituição Patrícia Gonçalves Tenório. “Com o Seminário, iremos tentar aproximar o polo literário pernambucano do polo literário gaúcho, trazendo uma maior aproximação às ferramentas de escrita criativa e abrir novos olhares sobre a escrita, possibilitando também uma maior construção de grupos de estudos nessa área dentro de diversos cenários aqui no estado, especialmente o ambiente acadêmico. Mas, teremos ainda a oportunidade de divulgar os mais diversos trabalhos que estão sendo realizados em todo Brasil, inclusive com o lançamento da coletânea de artigos dos participantes, ‘Sobre a escrita criativa’, pela Raio de Sol, no dia 13/10/2017, a partir das 19h00”, diz Patrícia Tenório.

A proposta é apresentar a Pernambuco como funciona a área de Escrita Criativa e o Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, trazendo os doutorandos e mestrandos Alexandra Lopes da Cunha, Daniel Gruber, Gustavo Melo Czekster, Guilherme Azambuja Castro, Luís Roberto Amabile, María Elena Morán, e Prof. Luiz Antonio de Assis Brasil e a escritora Valesca de Assis, para ministrarem oficinas, debaterem sobre Criação Literária e divulgarem seus trabalhos, ao mesmo tempo dialogando com escritores da terra, teóricos e ficcionistas, tais como Raimundo Carreiro, Lourival Holanda, Cida Pedrosa, Maria do Carmo Nino, Adriano Portela, André Balaio, Bernadete Bruto, Elba Lins, Luisa Bérard, Talita Bruto, Robson Teles, Sidney Nicéas, e teóricos, poetas e ficcionistas do Brasil e exterior, tais como Carlos Enrique Sierra (Colômbia), Daniel Perroni Ratto (Ceará/São Paulo), Fernando de Mendonça (São Paulo/Sergipe), Igor Gadioli (Paraíba/Sergipe). E não menos importante teremos esses realizados e outros nomes em destaque na obra “Sobre a escrita criativa”, que traz uma coletânea de trabalhos diversos, e que será lançado em primeira mão na Bienal.

Parceria fechada também com a Rede Globo, através da Diretoria de Responsabilidade Social, envolverá ações como a mesa “Assista a esse livro” que irá discutir o papel da TV no acesso a grandes obras literárias e na formação de novos leitores. “Esta iniciativa promovida pela Diretoria de Responsabilidade Social reforça o compromisso da Globo com a educação. O debate contará com a roteirista e escritora Adriana Falcão e mais dois convidados, e com a mediação do jornalista Francisco José”, diz Mariana Vasconcellos, supervisora executiva.

“O Assista a Esse Livro” é uma parceria da Globo, Cia. das Letras e Amazon.com.br que permite ao leitor a experiência de ler o livro e poder assistir às cenas adaptadas para a TV em novelas e minisséries. O e-book pode ser acessado no aplicativo Kindle para smartphones, tablets e computadores. É como ler o livro e assistir à série de TV ao mesmo tempo, na mesma tela. Desde abril de 2017 já foram lançados os títulos Gabriela, Cravo e Canela, Ligações Perigosas, O Canto da Sereia, Dois Irmãos, O Homem que Sabia Javanês e Dom Casmurro (Capitu), que podem ser acessados pelo link amazon.com/assistaaesselivro.

SOBRE A BIENAL - A XI Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com o tema “Literatura, Democracia & Liberdade”, homenageia os escritores Fernando Monteiro e Lima Barreto (in memoriam). A Bienal é realizada pela Cia. de Eventos e a Ideação, com os apoios da CBL – Câmara Brasileira do Livro, MEC – Ministério da Educação, FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, MinC – Ministério da Cultura, Iphan, Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de PE, PUC-RS, Rede Globo (Diretoria de Responsabilidade Social), Colégio Saber Viver, Faculdade Santa Helena, Instituto JCPM, Secretaria de Segurança Urbana do Recife/COMPAZ, Pitú, da UBE – União Brasileira de Escritores, entre outros.

SERVIÇO:
XI BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO – ANO 2017
Quando: 06 a 15 de Outubro, das 10h às 22h
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Endereço: Av. Prof. Andrade Bezerra, s/n, Complexo de Salgadinho. Olinda – PE.
Acesso/ via ingressos: Inteira R$ 10,00 , Ingresso Social R$ 7,00 mediante entrega de 1kg de alimento não perecível; Meia-entrada R$ 5,00. É concedida gratuidade para crianças até 12 anos, alunos da rede pública de ensino com camisa ou uniforme do sistema de ensino, excursão escolar uniformizada, professores, escritores associados da UBE, Policial Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, portando carteira.
Programação completa: http://www.bienalpernambuco.com/


Com informações das jornalistas Ivelise Buarque e Juliana Isola