quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Polêmica do dia: A regularização dos flanelinhas

O cadastramento dos flanelinhas no Bairro do Recife começará na próxima segunda-feira (15). O anúncio foi feito pela Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano nesta quinta-feira (11), um dia após audiência pública no Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Um prazo de 45 dias foi determinado para que a prefeitura lance o projeto piloto que pretende coibir irregularidades praticadas pelos guardadores de carros. 

Foi definido que os flanelinhas terão crachá obrigatório, numeração e camisa padrozinada. Um número de telefone será divulgado para que os motoristas denunciem irregularidades. Câmeras da Secretaria de Defesa Social também vão ajudar na identificação de possíveis extorsões. O cadastro seguirá até o dia 22, em local ainda não definido. 

O Bairro do Recife será o primeiro a receber a ação, em janeiro. No entanto, ainda não ficou decidido os flanelinhas atuarão nas áreas de Zona Azul, visto que os motoristas já pagam o valor do talão. “Vamos começar a avaliar nos finais de semana”, disse a secretária executiva de Controle Urbano, Cândida Bonfim. A previsão é de que, já no mesmo seguinte, o mesmo aconteça em outras ruas.

No credenciamento, os guardadores serão fotografados e devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência. É necessário ter mais de 18 anos. A Polícia Civil terá a função de verificar os antecedentes criminais e possíveis mandados de prisão em aberto. “O objetivo não é criminalizar os flanelinhas”, afirmou Cândida, que lembrou ainda que os motoristas não são obrigados a pagar pela vaga de estacionamento.

Haverá placas indicativas nas ruas em que houver os guardadores cadastrados. Cândida afirmou também que todos devem passar por capacitação junto ao Sebrae, com cursos de atendimento ao público e marketing pessoal. 

Inicialmente, Cândida Bonfim informou que seria definido um valor mínimo e um máximo que os flanelinhas poderiam cobrar aos motoristas. Porém, após reunião na prefeitura e repercussão nas redes sociais, houve o recuo da decisão. “Não haverá um valor instituído a ser cobrado”, disse nota oficial da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano.

Essa foi a segunda audiência convocada pelo MPPE para discutir as irregularidades praticadas por flanelinhas no Recife.



Diario de Pernambuco