sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Jepinho entra em campo

As modalidades coletivas do Jepinho começam neste sábado (18/10), a partir das 8h. Alunos da rede pública e particular de ensino, entre 08 e 12 anos de idade, entram em campo para jogar handebol, futsal e voleibol no Sport Club do Recife, no bairro da Ilha do Retiro, e basquete no Colégio 2001., no bairro da Boa Vista. Na semana seguinte serão disputadas as modalidades individuais. O judô está previsto para o dia 24, na Federação Pernambucana de Judô. No dia 25 de outubro acontecem no Centro Esportivo Santos Dumont as disputas de natação, ginástica rítmica e atletismo. Na Uninassau da Boa Vista, o futebol, e no Sport, o badminton. No Sport também haverá aulas de recreação e primeiros socorros.

O Jepinho tem como principal objetivo incentivar a participação dos alunos nos Jogos Escolares e semear a cultura esportiva nas escolas. "Queremos aumentar o número de crianças que participam dos Jogos Escolares, despertando nelas o interesse pela atividade esportiva. Também é uma oportunidade para incentivar a interação entre as escolas e profissionais da área", explica a secretária executiva de Educação e Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti. 

Outra ação do Jepinho está na realização de cursos técnicos de várias modalidades e de árbitros para estudantes de Educação Física das universidades parceiras (UFPE, UPE, Uninassau, IBGM e Universo). Os estudantes poderão aplicar seus conhecimentos no próprio Jepinho. Ontem (15), foi realizada a primeira aula técnica e de arbitragem na Uninassau. As aulas estão sendo ministradas para 140 alunos, durante toda a semana, por professores renomados como Iberê Caldas – Handebol, Wanildo Neto - Futsal, Erivaldo Souza (Alemão) – Basquete, Alexandre Julião e Bruno Angeiras - Futebol, Jacineto Belmiro – Judô, entre outros.
Para o árbitro de futsal Givanilton Júnior trabalhar nos Jogos Escolares tem um diferencial. "Numa competição escolar é importante que o árbitro saiba lidar com a parte pedagógica. É bem diferente de uma competição profissional, aonde a regra vem em primeiro plano. Ou seja, numa competição escolar temos que ser mais educador que árbitro", explica.

Secretaria de Esportes de Pernambuco