terça-feira, 19 de agosto de 2014

PSB pedirá hoje aval de Renata Campos para anunciar vice de Marina Silva

O PSB deve decidir na noite desta terça-feira (19), no Recife (PE), o nome que vai ocupar o lugar de vice na chapa de Marina Silva à Presidência da República.
Na capital pernambucana, a cúpula da legenda vai buscar o aval de Renata Campos, viúva do ex-presidenciável Eduardo Campos, para então bater o martelo e fechar o nome do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS - Foto) para o posto.
O nome de Albuquerque para ocupar o posto de vice já é consenso entre todos os governadores do PSB: Renato Casagrande (Espírito Santo), Camilo Capiberibe (Amapá), Ricardo Coutinho (Paraíba) e João Lyra Neto (Pernambuco). Por isso, o nome de Renata Campos para o posto de vice é improvável a essa altura.
Albuquerque esteve hoje em Brasília, mas não participou de a missa de 7º dia em homenagem a Campos. Marina Silva esteve presente ao lado do candidato do PSB ao Governo do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.
Na tarde de hoje, a Executiva do partido faria um encontro com dirigentes regionais e os candidatos a governador na capital federal, mas a reunião foi cancelada. A maioria dos dirigentes do partido foi para o Recife, onde assiste à missa de 7º dia da morte do ex-governador Eduardo Campos, em sua terra natal, ao lado da família.
As lideranças, entre eles o presidente da legenda, Roberto Amaral, além de Albuquerque, aproveitarão para conversar com Renata e encerrar as discussões sobre o cargo de vice. A chapa do partido, no entanto, só será oficializada nesta quarta-feira (20), durante encontro em Brasília, às 15h.
Beto Albuquerque - Luiz Roberto de Albuquerque é gaúcho, advogado e deputado federal. Até esta noite, estava candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Exerce mandato de deputado federal, sendo o atual líder do partido na Câmara dos Deputados. Em 1988, Beto Albuquerque tentou uma vaga na Câmara Municipal de Passo Fundo. Foi um dos candidatos a vereador mais votados, mas não se elegeu por causa da legenda. Em 1990, concorreu pela primeira vez a deputado estadual no Rio Grande do Sul pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), eleito como o terceiro deputado mais votado pela aliança Frente Popular. Em 1994, reelegeu-se para a Assembleia Legislativa e em 1998 chegou à Câmara dos Deputados.
Em 1998, foi eleito deputado federal e logo em seguida foi convidado pelo então governador Olívio Dutra para integrar o secretariado do Estado. Exerceu o cargo de secretário Estadual dos Transportes de janeiro de 1999 até 5 de abril de 2002, quando então reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados. A partir de 2007, passou a integrar o Parlamento do Mercosul, como membro titular, cargo que exerceu até o final de 2010. Desde 2013 lidera o PSB na Câmara Federal.

Com informações do Portal R7 e do Wikipedia