sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Consertada tubulação na Estrada dos Remédios


Os técnicos da Compesa já finalizaram os serviços de reparo da tubulação de 750 mm de diâmetro que se rompeu, ontem (7), na Estrada dos Remédios, no bairro da Ilha do Retiro, Recife. Os trabalhos foram iniciados na tarde de ontem e ocorreram de forma ininterrupta para agilizar o conserto. Para realizar os reparos na tubulação, foi necessário abrir a caixa de concreto que protege a estrutura, localizada na lateral da via. Ainda hoje à tarde serão iniciados os serviços de reconstrução da caixa para que o trânsito no local seja totalmente liberado. No momento, o trecho está sinalizado e uma faixa da via está ocupada.

Durante esta madrugada, os técnicos também perceberam um vazamento em uma válvula de 1.200mm na Rua Santa Edwirges, uma paralela da Estrada dos Remédios. Os serviços de manutenção da peça serão iniciados ainda hoje. Para realizar o trabalho, será preciso interditar um trecho de 60 metros da via. Está sendo aguardada apenas a estrutura necessária (um rompedor acoplado a uma retroescavadeira) para demolir uma placa de concreto que protege a tubulação e assim iniciar os reparos.

A Compesa também já acionou os agentes de trânsito da CTTU para interdição de um trecho de 50 metros da Rua Santa Edwirges, entre a Avenida Abdias de Carvalho e a Rua Pinto Júnior. A interdição será necessária tendo em vista que a válvula se encontra no meio da via. O tráfego de veículos será liberado após a conclusão do serviço de manutenção, previsto para o meio-dia de amanhã (9).

Segundo o superintendente de Manutenção da Compesa, Daniel Genuíno Bezerra, os técnicos optaram em realizar os reparos da válvula de imediato, levando-se em consideração que o Sistema Tapacurá encontra-se desativado desde a noite do último domingo para conserto de uma adutora, rompida neste mesmo dia. Os trabalhos de recuperação da adutora estão seguindo dentro do cronograma previsto. O Sistema Tapacurá voltará a funcionar amanhã, quando será retomada a distribuição de água a partir do meio-dia.

Como o Sistema Tapacurá está parado há alguns dias, o superintendente da Compesa lembra que é comum o alto consumo após uma interrupção do fornecimento de água. “A regularização da distribuição não ocorre de forma simultânea, no mesmo horário e em todas as áreas”, explica Daniel Genuíno. Ele lembra que a operação de um sistema integrado é complexa e requer um período para sua reorganização. “Somente após o equilíbrio total do sistema é que todas as áreas têm condições de voltar a receber água dentro da normalidade”, finaliza.

Imprensa Compesa