A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) está trabalhando para melhorar o sistema de abastecimento de água em Ipojuca, cidade do litoral sul pernambucano, localizada a 57 km do Recife. O objetivo é melhorar a distribuição de água na sede do município e ampliar o atendimento a parte da população que não tem rede regular de distribuição. As obras tiveram início em agosto de 2011 e estão previstas para serem concluídas até dezembro deste ano. Cerca de R$ 3,6 milhões estão sendo investidos no projeto para melhorar a vida de quase 20 mil moradores do município.
Os serviços compreendem a construção de uma adutora de água bruta, de uma estação elevatória (unidade de bombeamento), uma estação de tratamento de água e dois reservatórios, além da implantação de cerca de 10 mil metros de tubulação. Esse conjunto de obras promete minimizar o rodízio no abastecimento, que atualmente é de 12 horas com água para 18 horas sem, além de aumentar a capacidade de tratamento de água de 22 para 39 litros por segundo.
De acordo com o superintendente de Negócios Metropolitano Sul da Compesa, Ronaldo Castro, 70% do trabalho já foi realizado. Também está prevista a construção de uma adutora interligando o Sistema Suape à adutora de água bruta que abastece Ipojuca, o que ajudará no abastecimento da sede do município em períodos de estiagem.
A captação de água para o abastecimento da área de projeto ocorrerá pelo Riacho Três Passagens, em Ipojuca. Os trabalhos são executados com recursos da Compesa, Governo de Estado e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.
Imprensa Compesa