Em outubro, o arquipélago de Fernando de Noronha receberá a visita de uma equipe da Diretoria Geral de Enfrentamento a Violência de Gênero – DGEVG da Secretaria da Mulher – SecMulher. As técnicas vão executar ações da campanha “Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura”.
Recentemente, a SecMulher realizou a campanha em Garanhuns, Pesqueira e Taquaritinga do Norte, todos esses municípios fazem parte da programação do Festival Pernambuco Nação Cultural que se encerra em dezembro deste ano. A próxima programação será em Gravatá e acontecerá entre os dias 11 e 16 de setembro.
A ação da SecMulher visa mobilizar a população para o enfrentamento à violência contra a mulher e orientar as vítimas desse tipo de agressão com o intuito de conduzi-las aos serviços adequados de atendimento disponível no Estado.
Nos locais, são desenvolvidas atividades educativas que abordam temas como a Lei Maria da Penha e sobre a rede de proteção à mulher vítima de violência, formada pelas delegacias especializadas, os centros de referência e os organismos municipais de políticas públicas para mulheres.
Entre as atividades ocorre a distribuição de material informativo como folders e adesivos. Além disso, as técnicas da SecMulher fazem o trabalho de sensibilização das pessoas para denunciar os casos de violência contra a mulher através dos números 180 ou 81 3421.9595, coibindo o crime.
Para a diretora geral de enfrentamento à violência de gênero, Eliane Rodrigues, a campanha só obterá os resultados esperados com a interiorização das metas. “Com essa abordagem, queremos mudar a mentalidade das pessoas com relação à violência contra a mulher”.
A campanha "Violência Contra a Mulher é Coisa de Outra Cultura" é uma ação itinerante e permanente, que percorre todas as regiões do Estado, começando no Carnaval e finalizando no Ciclo Natalino.
Secretaria da Mulher de Pernambuco