quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Rogério Ceni supera Pelé e Zico e acaba eleito maior brasileiro da Libertadores

O são-paulino Rogério Ceni foi eleito por torcedores o jogador brasileiro mais importante da história da Copa Libertadores, por meio de votação proposta pelo Pasión Libertadores, portal dedicado exclusivamente à competição e chancelado pela Conmebol.


Havia três opções de voto, e o goleiro foi escolhido por 77,6% dos internautas, deixando para trás outras lendas do futebol brasileiro, como Pelé (18,2%) e Zico (4,2%).

Ceni venceu duas vezes o torneio, tendo atuado poucos minutos em 1993 e sendo titular em 2005. Na campanha do segundo título, o camisa 1 tricolor anotou cinco gols. Sua mais recente participação foi em 2010, quando caiu na semifinal frente ao Internacional.

Pelé também se consagrou bicampeão da Libertadores pelo Santos (1962/1963), com 17 gols. Já Zico foi autor dos quatro gols (dois no jogo de ida e dois no jogo de desempate) que definiram o título do Flamengo diante do Cobreloa, em 1981.

Após saber o resultado da votação, o goleiro comentou o "título" e elogiou a torcida são-paulina. 

"Fico feliz com isso. A Libertadores sempre foi o desejo de todo são-paulino. O que ajuda é o São Paulo ser tricampeão, uma história mais recente. É um prêmio para todo são-paulino, não só para mim. Reflete toda a torcida", afirmou.

Aos 39 anos, Ceni tem contrato com o São Paulo até o fim de dezembro de 2012 e ainda não se decidiu a respeito de sua aposentadoria. Caso o clube consiga classificação para a próxima edição do torneio, é muito provável que ele amplie o vínculo.

Depois da vitória de domingo sobre o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, o são-paulino se queixou de dores musculares na coxa direita e brincou quando perguntado se teria condição de jogar neste meio de semana, diante do Botafogo. "Sou dúvida todos os dias", respondeu, rindo, o maior goleiro artilheiro do futebol mundial, com 105 gols.

ESPN Brasil