A Mostra Internacional de Turismo de Pernambuco- MIT/2012, que acontece de 15 a 17 de junho, no Centro de Convenções, em Olinda, vai homenagear o centenário do músico pernambucano Luiz Gonzaga. A decoração do pavilhão de feiras fará alusão ao Rei do Baião, que terá um espaço especial com fotografias e objetos em exposição. Mas o evento tem muitos outros atrativos como forma de garantir bons negócios para o público profissional e para o consumidor, que procura opções para a próxima viagem. A MIT é uma realização da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-PE), Associação Brasileira da Indústria de Hoteis (ABIH-PE), Brasilturis Jornal, Instituto para o Desenvolvimento Sustentável (Indes) e Associação de Secretários de Turismo (Astur-PE).
A feira vai reunir mais de 100 expositores, entre agências de viagens, operadoras de turismo, companhias de aviação, destinos turísticos, hoteis e demais prestadores de serviço do setor. Serão 10 mil metros quadrados para exposição de equipamentos voltados para o turismo. O layout da MIT terá um sistema em rua única, ou seja, a partir da entrada o visitante passará por todos os setores da mostra até a saída. Os operadores de turismo terão uma área reservada, a Estação Operadora, para montagem de pacotes turísticos destinados às agências de viagens. O local terá, ainda, uma sala para reuniões e palestras.
A mostra terá uma praça de alimentação especial. A arena gastronômica é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel e a Prefeitura do Recife. O local será um espaço temático com 525 metros quadrados para degustação do melhor da gastronomia da cidade. O Sebrae repete o sucesso da rodada de negócios, onde os agentes e operadores de viagens poderão fazer contato e fechar negócios. Este ano, a expectativa é de ultrapassar a geração de negócios na ordem de R$ 6 milhões para os 12 meses subsequentes à realização da MIT. Os encontros acontecem no primeiro dia da mostra.
Já no segundo dia, os seminários técnicos vão ocupar um auditório montado no próprio pavilhão. Será um momento para profissionais e estudantes trocarem informações sobre o mercado de turismo do país e do mundo. Haverá, também, outros cursos e capacitações voltados para profissionais do setor. Durante os três dias da MIT, a expectativa é que 15 mil pessoas visitem a feira. Com pacotes diferenciados e sorteios de brindes para os visitantes, a MIT está cada vez mais voltada para o grande público, sem deixar de lado os negócios fomentados pelo segmento profissional.