quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Taxa de desemprego se mantem estável na RMR em agosto

A taxa de desemprego na Região Metropolitana do Recife (RMR) se manteve estável em agosto. De acordo com a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o estudo, a desocupação alcançou 7,1%, registrando estabilidade tanto na comparação mensal quanto na anual. No entanto, comparado a julho, houve crescimento de 6,2% no número de trabalhadores com carteira do setor privado, o que representa 45 mil novos postos.
Quanto aos empregados por setores, na análise anual, “Indústria”, “Serviços Prestados à Empresas”, “Educação, Saúde e Administração Pública” e “Outros Serviços” registram crescimento do número de ocupados na ordem de 14,4%, 4,0%, 6,7% e 10,9%, respectivamente. No sentido oposto, as atividades de “Construção”, “Comércio” e “Serviços Domésticos” apresentaram redução de -16,8%, -3,7% e -8,34% no número de ocupados, nessa ordem.
De julho para agosto de 2014, o rendimento médio real dos trabalhadores empregados na RMR cresceu 0,6%. Em um ano, o aumento foi de 3,6%. Assim, o rendimento médio real desses trabalhadores alcançou R$ 1.527,40. Já o rendimento dos empregados no setor de serviços prestados à empresas cresceu 8,4% no mês. No entanto, o rendimento dos que trabalham no comércio caiu -2,6%, na mesma base de comparação.
A taxa de desocupação do País atingiu 5,0%, a menor para um mês de agosto em toda a série da pesquisa, iniciada em março de 2002. O resultado do mês não apresenta variação estaticamente significativa nem em relação a julho nem a agosto de 2013.
CDL/Recife