Garanhuns, 9 de julho de 2025 – O Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns será palco do lançamento da exposição fotográfica "Espelho de Brincantes" neste sábado, 12 de julho, às 17h. Criada pela artista e designer de moda Juliana Souto, a mostra convida o público a uma jornada visual e sensorial pelo universo do reisado, destacando a beleza e a riqueza das indumentárias de mestres e mestras da tradição em Garanhuns.
Com base em uma pesquisa histórica aprofundada sobre o reisado na cidade, suas origens e o legado artístico das figuras que mantêm viva essa manifestação cultural desde a década de 1950, Juliana Souto capturou a essência e a conexão entre os brincantes e seus deslumbrantes trajes. A exposição estará aberta à visitação de terça a domingo, das 9h às 20h (terça a sexta) e das 11h às 20h (sábado e domingo), com entrada gratuita e acessibilidade em audiodescrição, permanecendo em cartaz até outubro.
Diálogo entre arte, tradição e acessibilidade
A curadoria de "Espelho de Brincantes" é assinada por Joana D’Arc Lima, com pesquisa histórica de Edvania Kehrle. Na abertura, as três profissionais participarão de um bate-papo, aprofundando os temas e reflexões que a exposição propõe.
O espaço expositivo é dividido em dois ambientes: "Expressões da Alma", onde as fotografias de Juliana Souto buscam capturar a essência dos mestres e mestras em um cenário onírico de tons rosados, e "Indumentárias da Tradição", que exibe as vestimentas em manequins de tamanho natural. Neste segundo ambiente, o público é convidado a tocar nas indumentárias, ativando outros sentidos e proporcionando uma experiência mais imersiva e inclusiva.
"Meu trabalho é uma mistura de fotografia de moda com a fotografia documental, onde mesclo a cultura pop internacional e a cultura regional. Esta exposição é minha forma de honrar estes mestres e mestra, chamando a atenção dos diversos públicos para a profunda conexão entre eles e suas deslumbrantes indumentárias festivas, revelando as raízes de suas tradições", destaca Juliana Souto.
Homenagem aos guardiões do reisado
A exposição reverencia a memória e o legado de importantes figuras do reisado local. Entre os mestres fotografados, destaca-se o saudoso Mestre Gonzaga de Garanhuns, Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2018, que faleceu em 2023. Sua imagem é eternizada ao lado de Seu João Tibúrcio, do Reisado de Mestre João Tibúrcio, que mantém a tradição em sua comunidade rural desde 1955, e de Dona Zefinha, brincante, embaixadora e organizadora do Reisado Três do Oriente, cujo grupo foi criado por volta de 1913.
"Ao deslocar seu Tibúrcio, seu Gonzaga e D. Zefinha, de seus lugares reais e colocá-los neste espaço fantástico, lúdico, mítico, Juliana Souto promove um gesto de dotar suas existências, suas histórias de dignidade e singularidade, sem necessariamente romper com suas origens, mas ao contrário, reforça suas tradições e seus modos de fazer e de existir na brincadeira do Reisado e na vida", afirma a curadora Joana D’Arc Lima.
O projeto "Espelho de Brincantes" é realizado via Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura. Após Garanhuns, a exposição seguirá para o Recife em janeiro de 2026, com lançamento na Arte Plural Galeria.
Acessibilidade como pilar da experiência
A concepção da exposição foi pensada para ser plenamente acessível. As vestimentas expostas em manequins permitem a apreciação tátil dos detalhes. "O sentido do tato assume um papel significativo como instrumento de mediação, possibilitando uma compreensão mais profunda das obras expostas. É importante ressaltar que a exposição foi concebida com acessibilidade em mente, garantindo que a experiência da audiodescrição da exposição seja potencializada pelo toque, para pessoas cegas e com baixa visão", explica Túlio Rodrigues, produtor da exposição.
Serviço:
Abertura da exposição ESPELHO DE BRINCANTES, de Juliana Souto
* Local: Centro de Produção Cultural - CPC SESC (Rua Cônego Benigno Lira - Centro, Garanhuns)
* Data: Sábado, 12 de julho
* Hora: 17h
* Horário de visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 20h; Sábado e domingo, das 11h às 20h
* Classificação etária: Livre
* Acessibilidade: Audiodescrição e exposição tátil das indumentárias
* Mais informações: @jusoutoc