![]() |
Leidson Ferraz - Foto: Léo Mota/Arquivo Folha |
Nesta quinta, 10 de julho de 2025, o palco do Teatro de Santa Isabel, no Recife, será tomado por memórias, curiosidades e reflexões sobre a história da crítica teatral em Pernambuco. O jornalista, historiador e doutor em Artes Cênicas Leidson Ferraz lança, às 19h, o livro digital gratuito Ponto de Vista: crítica e cena pernambucana, resultado de uma extensa pesquisa sobre os embates entre imprensa, público e artistas entre o século XIX e o início do século XX.
A publicação, viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc (LAB/PE), do Governo do Estado de Pernambuco e do Governo Federal, mergulha em centenas de periódicos da época para revelar como surgiram as primeiras resenhas teatrais nos jornais recifenses. Inicialmente anônimas, assinadas por pseudônimos como “O Kapla” ou “O Apreciador do Mérito”, essas críticas evoluíram para textos assinados por nomes como João Ferreira Villela, Abdalah-el-Kratif (pseudônimo de Antônio Pedro de Figueiredo) e Luciano d’Athayde (Luiz Caetano Guimarães Júnior), até chegarem aos jornalistas contratados do início do século XX, como Manoel Arão, Mário Melo, Samuel Campello e Valdemar de Oliveira.
📚 Uma aula-espetáculo sobre o teatro e seus bastidores
Durante o evento de lançamento, Leidson Ferraz promete uma verdadeira aula-espetáculo, com projeção de imagens raras, bom humor e histórias surpreendentes. “A intenção é revelar detalhes dos gêneros teatrais daqueles tempos, o formato dos espetáculos, os artistas de maior destaque, a relação que o público mantinha com o palco e como a imprensa reagia a tudo isso”, explica o autor.
Entre os episódios curiosos que o livro resgata está o alvoroço causado pelas primeiras óperas-buffa exibidas no Teatro de Santa Isabel em 1869 — ano em que o teatro também foi parcialmente destruído por um incêndio. “Houve quebra-pau, agressões a artistas e até presença da polícia para conter os espectadores mais exaltados”, relembra Leidson.
🏛️ Teatro de Santa Isabel como protagonista
Inaugurado em 1850, o Teatro de Santa Isabel é o epicentro da pesquisa. A obra destaca a importância do espaço como palco de companhias nacionais e estrangeiras, como a dos cariocas Germano Francisco de Oliveira e João Caetano dos Santos — este último considerado o maior astro do teatro brasileiro do século XIX. Também ganha destaque o empresário português radicado no Recife, Antônio José Duarte Coimbra, que mais vezes administrou o teatro.
O lançamento do livro estava inicialmente previsto para 16 de maio, como parte das comemorações pelos 175 anos do Teatro de Santa Isabel, mas foi adiado devido às fortes chuvas que atingiram a cidade naquela época.
📖 Um presente para os apaixonados por teatro
Com 236 páginas, Ponto de Vista: crítica e cena pernambucana é uma leitura essencial para pesquisadores, artistas e todos os que se interessam pela história do teatro brasileiro. A obra oferece um panorama detalhado da cena teatral recifense, revelando como o gosto do público, os estilos de espetáculo e a atuação da imprensa moldaram — e foram moldados por — o contexto cultural da época.
🗓️ Serviço
https://drive.google.com/file/d/1QVEvYFN4hViEgxu4f1i3-_Lkz2uA6v6f/view