O ex-vereador e pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, Ivan Moraes, defende a implementação de uma renda básica no estado. Para ele, essa medida, que pode ser permanente e universal, seria fundamental para mitigar as crises de emprego e renda, especialmente diante do avanço da Inteligência Artificial.
"A gente vive uma crise de emprego e renda e isso só tende a aumentar. Se não tiver no mundo programas de garantia de renda básica pra todo mundo, teremos uma tragédia. Então, Pernambuco tem que se antecipar", afirmou o pré-candidato.
Ivan Moraes tem se dedicado a construir e apresentar aos pernambucanos um programa "máximo, ousado e possível", buscando inspiração em experiências inovadoras ao redor do mundo que demonstram capacidade de melhorar a vida da população.
A Renda Básica de Cidadania (RBC) ou Renda Básica Universal (RBU) são propostas amplamente discutidas nas últimas décadas, no Brasil e globalmente, respectivamente. Elas são vistas não apenas como alternativas para combater a pobreza e a desigualdade, mas também como pilares para a consolidação da liberdade, dignidade, cidadania e justiça social.
No Brasil, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) foi o grande responsável por popularizar a proposta. Algumas características cruciais da RBC incluem a universalidade (para todos, sem distinção), a incondicionalidade (não depende de emprego, situação de pobreza ou idade) e a individualidade (paga por pessoa). A implementação da RBC geralmente é proposta de forma gradativa, priorizando inicialmente os setores mais vulneráveis da sociedade.