sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Mestre Galo Preto, patrimônio vivo de Pernambuco, recebe homenagem em centro universitário



Mestre Galo Preto é um dos grandes nomes da cultura popular nordestina e famoso por seus improvisos no samba de coco. Ele, que foi eleito patrimônio vivo do estado de Pernambuco, vai estar no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) - na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – para ser homenageado e participar da abertura do Escrevendo Longevidade, ação que acontece no dia 27 de setembro, em celebração ao Dia Nacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro.

A ação será iniciada às 15h e Mestre Galo Preto, também conhecido como Galo de Ouro, vai receber um certificado para ratificar a importância de sua produção cultural para Pernambuco. Aos 89 anos de idade, o compositor e repentista de coco continua difundindo a embolada por todo o país.    
 
Haverá ainda a abertura da exposição da artista plástica Marluce Siqueira, além de exposição de fotografias e trabalhos de artistas e escritores como Rachel Carrilho, Cezário Timóteo, Natalício Araújo, Dra.Jussara Valverde, Dra. Arlinda Lamêgo, Terezinha de Oliveira, Marluce Siqueira, entre outros.

“Todas essas pessoas seguem escrevendo suas poesias, publicando seus livros, pintando suas telas e renovando seus trabalhos artísticos enquanto vivem, longe de qualquer possibilidade de serem apontados sob a ótica do etarismo”, explica Joana D’Arc, bibliotecária da Unit-PE e uma das organizadoras do evento. As obras ficarão expostas na Biblioteca e no Espaço de Apropriação Cultural da Unit-PE.

Palestras

A programação conta também com a oficina “Patrimônios em Jogo”, facilitada por alunos da Unit-PE e pelo professor Mário Gouveia, da Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX).

Além disso, haverá duas palestras. Uma delas, acontece às 15h05 e será ministrada pelo psicólogo clínico, professor Marcos Carneiro, sobre a temática “Saberes da Maturidade: uma jornada psicológica pelo envelhecimento”. Já, às 15h30, o arqueólogo Dr. Marcos Antônio Gomes fará uma explanação sobre “O envelhecimento humano sob o olhar da Arqueologia”.