A Neoenergia e o Instituto do Fígado de Pernambuco inauguram, nesta terça-feira (19), a nova usina solar instalada pela distribuidora em todo o telhado da unidade de saúde, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. O equipamento possui uma capacidade de geração de 80,80 kilowatt-pico, o que resultará em uma geração anual estimada de 128.871,00 kWh, o suficiente para atender aproximadamente 1,2 mil residências por 30 dias. Esta geração promoverá uma economia de cerca de 73% no consumo de energia do Instituto, contribuindo assim para a saúde financeira da entidade, que poderá alocar os recursos que antes eram utilizados para pagar a conta de energia elétrica, em investimentos em melhorias para os pacientes.
A instalação da usina solar no telhado do IFP faz parte do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, regulado pela Aneel. Foram instalados 143 módulos solares no teto do prédio, em uma área aproximada de 360m². Cada placa possui uma potência de 565Wp.
“_Contribuir com o serviço de excelência que o Instituto presta aos pernambucanos é motivo de orgulho para todos nós. Entendemos que a instalação contribui com o uso eficiente da energia elétrica e ainda ajuda a equilibrar as contas da instituição. Essas ações em unidades de saúde são muito relevantes e um dos principais pilares da nossa empresa, que é utilizar os recursos de eficiência energética para o benefício das pessoas_”, *afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia, Artur Costa.*
A ação junto ao Instituto do Fígado não é uma ação isolada da Neoenergia Pernambuco. A distribuidora já promoveu a substituição de lâmpadas em centenas de prédios públicos do Estado e construiu usinas em locais como TRF-5, Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), Hospital da Mulher do Recife, Hospital Armindo Moura, Hospital Dom Tomás, AACD, entre outros.
Imprensa Neoenergia PE