segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Prêmio IEL de Talentos reconhece o valor da atuação de jovens talentos nas empresas


Empresas inovadoras e jovens talentos que se destacam e fazem a diferença no mercado de trabalho baiano serão premiados na etapa regional Bahia do Prêmio IEL de Talentos 2024, que acontece no dia 21 de agosto (quarta-feira). A cerimônia de premiação será realizada na Casa Salvatore, no bairro do Cabula, às 18h.

Em sua 21ª edição, a premiação reconhece a qualidade dos programas de estágio, de aprendizagem e bolsas de inovação, contribuindo para a conexão entre estudantes, instituições de ensino, bolsistas, empresas e o mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento de carreiras.

Concorrem este ano 47 finalistas nas categorias da premiação: Empresa Inovadora, Estágio Inovador, Educação Inovadora, Inova Talentos e Aprendizagem, que celebra a qualidade dos programas de aprendizagem a partir do cumprimento da Lei 10.097/2000 (Lei do Aprendiz). Os vencedores nas categorias Estágio e Inova Talentos vão disputar a etapa nacional, que acontece em Fortaleza, em novembro. Na edição deste ano, o prêmio teve 81 inscritos em todas as categorias.

Criado na Bahia, em 2004, o Prêmio IEL de Talentos, realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade do Sistema Indústria responsável pela iniciativa e por programas de desenvolvimento de carreiras, realiza atualmente etapas regionais em todos estados, onde saem os finalistas para a etapa nacional. O objetivo da premiação é dar visibilidade a boas práticas de estágios nas empresas e projetos de inovação implementados pelos estagiários, bolsistas e menores aprendizes. O prêmio também auxilia as instituições concorrentes a aprimorar seus projetos de treinamento e formação profissional.

*Mercado de trabalho X Ansiedade digital -* Mais do que uma premiação de incentivo a práticas inovadoras que conectam estudantes, empresas e instituições de ensino, o Prêmio IEL de Talentos funciona como uma vitrine das oportunidades que se abrem quando um jovem tem sua dedicação, visão de mundo e talentos reconhecidos numa estrutura empresarial consolidada.

Com mais de 20 anos em diálogo com os interesses profissionais do público jovem, o Prêmio IEL destaca o valor dessa troca para seu aprendizado, amadurecimento, relacionamento e futuro profissional. Apesar desses benefícios ainda serem valorizados por muitos, existe um traço comportamental da Geração Z (12 a 27 anos em 2024) que vem chamando a atenção. A sua satisfação pessoal está pautada em menos esforço, ganhos imediatos e mais tempo livre, o que vem sendo associado a uma excessiva exposição a conteúdos e modos de vida disseminados nas redes sociais. 

Segundo o psicólogo e gerente de carreiras do IEL, Afonso Almeida, nas entrevistas a vagas de estágio, fica clara a pouca resiliência da geração atual para viver as etapas do seu processo de desenvolvimento no mercado de trabalho. Influenciado pelo sucesso financeiro de influencers digitais e fisgado pelas possibilidades de negócios on-line, um número grande de jovens se desinteressam pelo mercado de trabalho tradicional e, muitas vezes, deixam de vivenciar oportunidades que seriam um divisor de águas na sua vida.

“Hoje, entre os fatores mais valorizados pelos jovens profissionais, estão: autonomia, relação mais horizontal com os líderes, aprendizado contínuo, flexibilidade para trabalhar online, além de conexão com seu propósito de vida. Existe pouca tolerância para processos longos de amadurecimento profissional. Nos últimos anos, observamos um aumento no número de desistências em processos seletivos e até mesmo em vagas já conquistadas. Por outro lado, essa dinâmica tem pressionado as empresas a inovarem em seus processos, direcionando os jovens para atividades mais desafiadoras, com perspectivas de futuro bem definidas e prazos mais claros”, relata Afonso.

*Novo gás nas empresas -* Do mesmo modo que jovens podem decolar ao ter sua atuação reconhecida no mercado de trabalho, as empresas que se dispõem a dar espaço para o estagiário mostrar seu talento e colaborar diretamente em seus processos internos e atividades estratégicas, vêm colhendo frutos dessa parceria. 

De acordo com Edneide Lima, superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), o objetivo da premiação é promover um ambiente de incentivo às empresas para a inovação e boas práticas de estágio. “Ao contratar um estagiário, um jovem aprendiz ou um bolsista, a empresa tem a oportunidade de oxigenar seus processos e práticas com novas ideias, compartilhando boas práticas com este estudante ou profissional. O prêmio é um reconhecimento das iniciativas que, às vezes, parecem pequenas, mas promovem mudanças positivas e significativas nas empresas”, realça ela.

*Boas práticas -* Com atuação nacional nas áreas de tecnologia e telecomunicações, a empresa Kofre Tecnologia, que ganhou três premiações na etapa estadual do Prêmio IEL de Talentos, entre 2021 e 2023, na categoria empresa inovadora médio porte, é novamente finalista do prêmio em 2024. Segundo a gestora de pessoas da empresa, Karina Freitas, o programa de estágio da Kofre reforça a importância e o papel da empresa na contribuição e formação de jovens talentos para o mercado de trabalho.

"Estagiar é desbravar, transformar, agregar através das novas perspectivas e visão de mundo de quem começa uma jornada profissional de sonhos, vontade de realizar e fazer a diferença no mundo. Então, alinhar a cultura e valorizar de forma participativa e colaborativa o ambiente para favorecimento deste crescimento faz com que todos ganhem. Temos o Programa de Estágio como grande diferencial na para a empresa e o estagiário", afirma.

A gestora destaca o papel fundamental do IEL no acompanhamento integrado junto às empresas. “O IEL exerce um papel de grande importância trazendo provocações, suporte, melhores práticas de mercado e incentiva colaborativamente o desenvolvimento dos estagiários com palestras, cursos, encontros, orientações, dentre outras ações", completa.

A instituição está concorrendo com a implantação do projeto Serial Manager, um software inovador desenvolvido com o objetivo de automatizar e simplificar o processo de configuração de serviço em nuvem de crachás inteligentes. De acordo com a gestora, a inovação permitiu a diminuição considerável na complexidade do processo de configuração dos crachás, resultando em um fluxo de trabalho mais racionalizado e eficiente, reduzindo a probabilidade de erros e aumentando a precisão das operações.

O projeto foi implantado com a participação do estagiário João Lucas Abbude de Santana, 21 anos, estudante do curso de Engenharia da Computação, que atua na empresa desde março de 2023, no setor de pesquisa e desenvolvimento. Finalista do Prêmio IEL de Talentos 2024 na Categoria Estágio, o jovem talento diz que o estágio foi uma importante troca de experiência em sua vida.

“É uma imensa oportunidade de aprendizado. Tive o prazer de trabalhar e compartilhar o dia-a-dia com especialistas da minha área, que estavam sempre a disposição para ensinar, tirar dúvidas, e principalmente me auxiliar no desenvolvimento de habilidades as quais me possibilitaram encontrar essas respostas por mim mesmo. Meu tempo de estágio está sendo extremamente valioso na minha formação profissional e pessoal, e acredito que é uma oportunidade, onde ambos, a empresa e o estudante, somente têm a ganhar”, afirma João Lucas.

*Sangue novo -* Vencedor do Prêmio IEL de Talentos na Categoria Estágio, em 2023, Guilherme Nunes Leal, 23, colheu os frutos da sua experiência profissional na empresa Atitude Postural, sendo contratado logo após a premiação. A empresa, que atua no ramo da fisioterapia no município de Guanambi, possui um projeto de implementação dos Indicadores de Qualidade que são avaliados e certificados pela Federação Nacional de Associações e Empresas de Fisioterapia (FENAFISIO) graças à co-idealização de Guilherme. 

Para ele, a premiação é um grande incentivo para quem quer ser inserido no mercado de trabalho.“ O prêmio é sensacional pois dá visibilidade e reconhecimento para os estagiários que mais se dedicaram e buscaram fazer a diferença de alguma forma. Também é ótimo para mostrar a outras empresas como é valioso ter estagiários em sua grade de colaboradores. O "sangue novo" muitas vezes é o que pode trazer grandes transformações para a empresa”, defende.

*IEL faz 55 anos -* A 21ª edição do Prêmio IEL de Talentos 2024 celebra os 55 anos de fundação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), que conecta empresas a jovens talentos e também contribui para otimizar os processos internos das instituições, colaborando para o desenvolvimento e crescimento de seus colaboradores. Entre janeiro de 2023 a junho de 2024, o IEL Bahia inseriu 18.688 estagiários e 2.201 jovens aprendizes no mercado de trabalho.

Por meio do Acompanhamento Integrado, o IEL busca aprimorar os programas de estágio e bolsas (Inova Talentos), visando que ambas as práticas sejam experiências valiosas para o estudante e a empresa. O IEL acompanha as empresas contratantes com o objetivo de verificar o cumprimento dos requisitos legais dos programas e para que desenvolvam novas habilidades com os estudantes. O IEL também escuta os estudantes com o objetivo de realizar uma avaliação da empresa ao identificar demandas por qualificação e formação em novas habilidades, que são oferecidas por meio do IEL Capacita. Em 2023, cerca de 70% dos 18.083 mil jovens ativos nos programas foram acompanhados pela ferramenta. *Crédito: Jefferson Peixoto/Coperphoto/Sistema FIEB*