Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Nutricionista une prática esportiva como aliada na estratégia do emagrecimento


Atualmente, percebe-se um aumento no número de pessoas insatisfeitas com o seu peso corporal, seja por motivos de saúde, qualidade de vida ou até mesmo por motivação estética, visto que, estamos vivendo na era digital, cenário no qual há muita interação online, onde podemos observar inúmeras pessoas "perfeitas", diante de tantos filtros e harmonizações nas redes sociais. Ferramentas essas, que foram criadas justamente para encaixar pessoas no padrão de beleza imposto pela sociedade e proporcionar uma sensação de estar inserido.

Segundo o Atlas mundial da obesidade 2024, em 2035 o Brasil pode ter até 50% de crianças e adolescentes com sobrepeso. Dado alarmante, mas que pode ser modificado ao longo dos anos, com a adoção de bons hábitos de vida, como a alimentação saudável, a prática de atividade física, ingestão hídrica adequada, sono ajustado e modulação do estresse. 

‘’ Como nutricionista clínica e esportiva, lido diariamente no consultório com pessoas que buscam emagrecimento e saúde de modo geral. Busco conscientizá-las sobre os malefícios em adotar estratégias muito restritivas e inflexíveis. Uma das minhas orientações é que a pessoa tenha equilíbrio entre constância na estratégia nutricional, dedicação nos treinos e momentos "off", de socialização com a família e amigos. Sem neuras e sem culpa, para que ela consiga obter resultados positivos, duradouros e sem sofrimento’’, explicou a Dra. Stefany Lino.  

Quando é falado de resultados positivos, não se deve deixar de citar a prática de atividade física como aliada nesse processo. Esportes coletivos são ótimos nesse contexto por promover a socialização entre pessoas com o mesmo objetivo, possibilitando uma maior adesão do praticante. Outro tipo de treinamento que vem atraindo muitos praticantes, inclusive mulheres, são os esportes de combate, como o jiu-jítsu por exemplo por desenvolver a força, agilidade e técnica. Habilidades estas que proporcionam mais segurança, confiança e autoestima. 

Treinos alinhados à alimentação saudável potencializam os resultados. Podemos identificar inúmeros benefícios como o aumento da disposição, fortalecimento do sistema imunológico, melhora na composição corporal (redução de gordura e aumento de massa muscular) e até mesmo uma produtividade maior em atividades pessoais e profissionais.   

É importante lembrar que para o sucesso do tratamento, o suporte profissional é fundamental. Nutricionista e profissional de educação física são os profissionais aptos para traçar as estratégias, respeitando as necessidades individuais de cada pessoa.  

*Sobre Stefany Lino:* 
Formada em Brasília, com pós-graduação em Nutrição clínica, esportiva e exames laboratoriais, Antropometrista internacional, Ex-atleta de Crossfit. Atualmente vem se dedicando ao Jiu-jitsu, na equipe da Gracie Elite, tendo como mestre o Daigo Rodrigues e o Fernando Santos.


*Mais informações via instagram:* 
@nutristefanylino