quarta-feira, 13 de março de 2024

Comissão aprova requerimentos para 200 anos da Confederação do Equador


A Comissão temporária em comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador se reuniu nesta quarta-feira (13) e aprovou cinco requerimentos para ações que serão postas em prática nos próximos meses. 

Comandada pela senadora Teresa Leitão (PT-PE), a reunião contou também com intervenções da vice-presidente, senadora Jussara Lima (PSD-PI), e do senador Fernando Dueire (MDB-PE). Os dois ressaltaram a importância de o Senado estar se mobilizando para comemorar o bicentenário. 

“Queremos que, por ocasião desses 200 anos, o Brasil se conscientize mais do que a Confederação do Equador significou, com seus ideais democráticos e republicanos. Um movimento de muita coragem, que visava a independência em relação ao Império e a instalação de um novo governo em Pernambuco e províncias vizinhas do Nordeste”, lembrou Teresa Leitão. 

Ela destacou ainda figuras relevantes da Confederação do Equador, como Bárbara Alencar, primeira mulher presa política no país, e Frei Caneca, fuzilado em janeiro de 1825, meses depois de o movimento ter sido sufocado por tropas leais ao imperador. 

Entre os requerimentos aprovados estão ações com a comissão estadual formada para também comemorar o movimento histórico desencadeado em Pernambuco em 1824. 

Também foram aprovadas solicitações para que servidores da UFPE e outras instituições possam prestar apoio à comissão. Estão previstas ainda audiências, palestras e mesas-redondas em Brasília e em outras regiões. 

A comissão também solicitou à Diretoria Geral do Senado apoio para produção de documentário para tv, exposições iconográficas, campanhas e demais estratégias de comunicação, bem como para a publicação de livro e coletâneas que destaquem a relevância da Confederação do Equador para a história do Brasil.