quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Denúncias de violações contra a população idosa cai 70% no período de pandemia

Dados do Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com foco no período pandemia, revelam que de março a julho, deste ano, foi registrada uma redução considerável no número de denúncias recebidas pelo Centro, com 98 queixas. No mesmo período de 2019, foram 321 denúncias registradas. Um percentual de quase 70% a menos. O número de violações, identificadas mediante o recebimento das denúncias, também teve uma redução de 41.08%.

O Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico alerta a população para que fique atenta aos mínimos sinais de violação de direitos da pessoa idosa. “Esses números revelam uma queda muito expressiva nas denúncias. O isolamento social e a falta de contato com pessoas pode estar impedindo essa população de denunciar”, explica. Ainda com base nos dados de 2020, de março a julho, foi registrado que a faixa etária que mais sofreu abusos está entre 70 a 79 anos.

De acordo com o levantamento, os abusos mais cometidos neste período foram os de negligência, violência financeira, psicológica, física, patrimonial e ameaça. Já as cidades com os maiores índices de denúncias continuam sendo, na sequência: Recife, Olinda, Jaboatão, Paulista, Camaragibe e Caruaru. “Todos precisam estar atentos. Vizinhos, cuidadores, enfermeiros, familiares. Não hesitem em denunciar, caso percebam qualquer mudança de comportamento de uma pessoa idosa. Qualquer mínimo sinal já pode ser um indício de violação”, acrescenta Eurico.

Para realizar a denúncia de violações contra pessoas idosas, a população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649, das 9h às 16h (horário especial durante a pandemia) ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com


Confira o ranking de violações em números:


1 – Negligência (124)
2 – Violência Financeira (99)
3 – Violência Psicológica (86)
4 – Violência Física (70)
5 – Violência Patrimonial (29)
6 – Ameaça (29)

Imprensa SEDH PE