sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

Estado viabiliza regulação fundiária em duas comunidades da Ponte do Maduro, no Recife

Importante instrumento para a promoção da cidadania, a regularização fundiária oportunizará, a partir de agora, acesso a políticas públicas, segurança jurídica e benefícios sociais para cerca de 2,7 mil pessoas que vivem nas localidades da Ilha do Chié e Ilha do Joaneiro, no Recife. Isso porque foram entregues 450 títulos de posse aos moradores das duas comunidades ribeirinhas que integram a tradicional ocupação da Ponte do Maduro, localizada na área central da capital pernambucana. A solenidade de entrega das escrituras foi realizada na sede da Secretaria Estadual de Habitação, no bairro de Campo Grande.

Do total de títulos entregues, 190 foram para habitantes da Ilha do Chié e 260 para a Ilha de Joaneiro. Além dessas, serão beneficiadas outras duas comunidades que deram origem à ocupação da Ponde do Maduro: Santa Terezinha e Santo Amaro. Para estas últimas, serão concedidos pelo Governo de Pernambuco 1.625 títulos de posse ainda no primeiro semestre de 2018. Além das entregas desta quarta, outros 284 títulos já foram entregues para moradores da área.

HISTÓRIA - Composto por manguezais, a Ponte do Maduro tornou-se um lar para milhares de famílias que, na década de 1930, fugiram da seca e da dureza do corte da cana. Ao longo do tempo, a área sofreu intervenções urbanísticas que culminaram na regularização fundiária, que significa segurança jurídica para a população. O trabalho do Estado na localidade foi iniciado no primeiro governo de Miguel Arraes (1963-1964), quando foram feitos investimentos na infraestrutura. As políticas habitacionais nas quatro comunidades foram retomadas em 2008, na gestão do ex-governador Eduardo Campos. 

Secretaria de Imprensa de Pernambuco