🏥 O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou pessoalmente o Forte das Cinco Pontas e chegou frevando ao lado do Zé Gotinha. Alexandre Padilha destacou a ampla estrutura montada com profissionais do SAMU e postos de atendimento espalhados pelo Recife para receber os foliões. "Todos os profissionais de saúde que estão aqui para garantir esse Carnaval seguro para Recife, Carnaval maravilhoso aqui de Recife, os profissionais do SAMU eles já têm experiência de atendimento em posto de testagem", afirmou o ministro. Os postos oferecem testes rápidos de HIV e sífilis, vacinas contra HPV e também contra o sarampo, já que os Estados Unidos pararam de vacinar e o Brasil está recebendo muitos turistas internacionais que precisam estar protegidos.
🛡️ A prevenção é a palavra de ordem, e a camisinha continua sendo fundamental para evitar as infecções sexualmente transmissíveis (antigamente chamadas de "doenças venéreas"). Padilha reforçou a mensagem da prevenção como prioridade absoluta no Carnaval: ninguém pode sair sem camisinha no bolso. "A mensagem da prevenção sempre cada vez mais recente, não pode sair do carnaval sem camisinha no bolso, e há outras formas de prevenção", declarou enfático. Ele também mencionou a PrEP (profilaxia pré-exposição), e a PEP, medicamentos que podem ser tomados, respectivamente antes ou depois da exposição ao vírus. As opções são diversas: camisinha masculina, feminina e até versões mais sensíveis, não deixando desculpas para não se prevenir durante a folia.
🏆 O Brasil eliminou a transmissão de HIV da gestante para o bebê, um feito histórico mundial. O Ministro Padilha destacou com orgulho que o País é o maior do mundo a eliminar a transmissão vertical do HIV, resultado de políticas públicas sérias de saúde implementadas por governos comprometidos. "O Brasil eliminou a transmissão do HIV da gestante do bebê é o maior País do mundo a parar com esse tipo de transmissão do HIV", celebrou, lembrando que esse trabalho começou com Humberto Costa (atualmente senador por Pernambuco e que foi o primeiro ministro da Saúde de Lula, em 2003) e que teve continuidade como exemplo para o mundo. Agora, o desafio é eliminar também a transmissão do HIV no Carnaval, tarefa que ele considera mais fácil porque "todo mundo é adulto e tem consciência da importância da proteção".



