segunda-feira, 10 de junho de 2024

Exposição e catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém" será lançado neste sábado, 15 de junho



O evento que desvenda os segredos por trás da arte ceramista, produzida por artistas de várias gerações, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas, será realizado neste dia 15 de junho, às 17h, em Tracunhaém, distante a 55 km do Recife.

Será lançado neste sábado, dia 15 de junho, a exposição e catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém – ceramistas, arte e tradições da cerâmica figurativa do barro do formigueiro”. A iniciativa, pioneira, é uma celebração à herança cultural e artística ligada à arte ancestral da produção da cerâmica figurativa, na cidade de Tracunhaém, interior de Pernambuco. O evento também marcará a inauguração de uma rota turística pelos ateliês dos artistas destacados no catálogo. Outra inovação significativa do projeto é a acessibilidade da publicação, que estará disponível nas versões impressa e digital, com tradução em Libras e audiodescrição. A festa de lançamento será realizada no sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém. A programação é aberta ao público, a partir das 14h.

O projeto é fruto de uma pesquisa extensa que entrevistou e catalogou o trabalho de nove artistas ceramistas locais, de diversas origens e gerações de artesãos, muitos dos quais são herdeiros de uma tradição familiar que se mantém viva há décadas. Entre eles, o Mestre Zuza (Patrimônio Vivo Municipal de Tracunhaém); Nando de Zezinho, filho do Mestre Zezinho (Patrimônio Vivo de Pernambuco); Edson Batista, neto da renomada ceramista Severina Batista(in memoriam); Mestre Joaquim, Mano de Baé; Ivo Diodato; Guilherme de Nuca; Ricardo de Maria Amélia. Também integram a relação de artistas, Regilene e Grecylene, que formam o Leny’s arte em barro.

Ao todo, a publicação elaborada em capa dura, reúne 120 páginas, ilustradas com fotografias, desenhos e fragmentos biográficos dos mestres ceramistas e artistas da arte da cerâmica. Tudo isso produzido sob um olhar apurado e precioso, para que o leitor possa fazer uma imersão completa sobre cada uma das obras retratadas. Cabe destacar que o catálogo estará disponível na internet, com tradução em Libras. Outro recurso de inclusão é a audiodescrição, que vai poder ser acessada no canal do Youtube, gratuitamente.
Durante a apresentação do catálogo, o público vai poder conferir, de perto, uma exposição com cada uma das obras dos artistas entrevistados na pesquisa. “Esta é uma oportunidade de, juntos, celebrarmos a salvaguarda e memória do nosso Patrimônio Material e Imaterial cerâmica figurativa de Pernambuco”, pontua o produtor cultural e coordenador geral do projeto, Alexandre Veloso.

O lançamento do catálogo e da exposição marca um momento importante para Capital do Artesanato em Cerâmica, com a estreia da rota pelos ateliês dos artistas que integram a pesquisa. “A iniciativa busca não apenas promover a arte local, mas também incentivar o turismo cultural na região, valorizando ainda mais a economia criativa de Tracunhaém. Queremos proporcionar novas formas de interação e apreciação da arte local", enfatiza Veloso.

Dentro da agenda do projeto, será realizada a inauguração de uma passeio turístico por nove ateliês de artistas locais, que integram o catálogo. A Iniciativa pioneira, busca aproximar e apresentar uma visão autêntica e dinâmica do patrimônio produzido nos ateliês dos ceramistas, para moradores, turistas e visitantes. Afinal, esses espaços são conhecidos como museus orgânicos, onde a vida cotidiana e a cultura local são preservadas e apresentadas ao público de maneira viva e interativa.

O catálogo “Homens e mulheres do Barro de Tracunhaém” se soma a outra importante pesquisa realizada, em 2018, pelo produtor cultural Alexandre Veloso. À época, com incentivo do Funcultura, ele produziu o catálogo “Homens e mulheres de Barro de Goiana”. Inclusive, esse trabalho venceu, no ano seguinte, o Prêmio Ayrton de Almeida, que busca reconhecer a atuação dos fazedores de bens culturais de natureza material e imaterial de proteção, preservação, conservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural em todas as macrorregiões do Estado de Pernambuco.
Até o fim de 2025, serão lançados, mais dois catálogos, inéditos. Sendo um dedicado ao ofício da arte ceramista do Alto do Moura em Caruaru. Já o outro, é voltado às ceramistas de Belo Jardim, ambas no Agreste Central do estado.

Este projeto é realizado com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura.

Serviço
O quê: Lançamento de catálogo e exposição celebram a riqueza da arte ancestral do interior de Pernambuco
Quando: Sábado, 15 de junho
Onde: Sobrado, localizado na Praça Costa Azevedo, nº 116, centro de Tracunhaém.
Horario: 17h
Ingreso: Gratuito.
Mais informações: www.instagram.com/ceramistas.tracunhaem
Ficha técnica
Organização / Coordenação Geral: Alexandre Veloso
Curadoria: Tony Danillo Duarte
Fotografía: Léo Lima e Hugo Muniz
Redação: Cleiton Santiago, Philippe Wollney e Alexandre Veloso
Produção: Gilson Xavier
Projeto Gráfico: Alexandre Veloso
Tratamento de imagens/diagramação: Gráfica Goianense Digital
Desenhos: Pedro Marques
Assessoria de Imprensa: Salatiel Cícero
Publicação: Avelozzo Produção Cultural