Com o objetivo de manter a tradição histórica, mas levantar debates sobre a contemporaneidade, “A Paixão dos Camarás”, a ser encenada nos próximos dias 03, 04 e 05 de abril, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife, continua apresentando adaptações inovadoras entre as apresentações do estado. O espetáculo que tem texto e direção de Emanuel David D’Lúcard, será realizado sempre às 20h, na Praça de Eventos, no bairro da Vila da Fábrica.
Neste ano, 24 cenas serão interpretadas numa estrutura composta de quatro palcos e mais dez ambientações naturais. O debate social estimulado nesta versão é a violência contra a mulher. Durante a cena do apedrejamento da adultera, Cristo, assume a palavra e coloca em cheque o sentimento de posse e superioridade que são base para a morte de tantas mulheres ainda hoje.
De acordo com o diretor, levantar questões de caráter social é de fundamental importância, por ter sido Cristo um agente social de profunda transformação no comportamento do homem. “É necessário falar abertamente sobre as questões que hoje ainda nos fazem reféns uns dos outros. E a figura feminina, permanece, ainda, subjulgada ao homem, mesmo com todos os avanços e leis. É uma questão cultural e nosso papel é fundamental, estimulando o debate, principalmente, com as novas gerações” completou.
E as novidades não param por aí, depois de 07 anos, a Paixão dos Camarás, tem um novo Cristo, o ator Bernardo Júnior, que participa desde o início, já representou Herodes e Caifás, traz um Jesus com mais vigor físico. Além dos debates estimulados nos anos anteriores, aprovados pelo público, e que estão de volta, a exemplo da personagem "Mãe de Judas", papel este, até então nunca citado em outras encenações, que busca a reflexão sobre a dor das mães de homens e mulheres que estão em conflitos com a lei.
Para quem não conhece a Paixão dos Camarás, uma de suas características é a inserção da comunidade no seu corpo de elenco, juntando os trabalhos de atores profissionais e amadores. Também nunca esquecida pelo grupo, à inclusão social sempre se faz presente em todos os anos de espetáculo. Nesta edição, atores especiais e egressos de programas de reinserção, estão inseridos entre os personagens. A produção lembra ainda, que será disponibilizado intérprete de libras no momento das apresentações.
Em Camaragibe, as encenações vêm de uma tradição desde a década de 60, onde na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, religiosos dramatizavam o Calvário de Cristo. Desde 2008, as apresentações são realizadas pela Companhia Popular de Teatro de Camaragibe e nesse período, mais de 80 mil pessoas puderam assistir ao espetáculo que reúne artistas locais e convidados de outros municípios pernambucanos.
Elenco principal:
Jesus, Bernardo Júnior – Maria, Francis de Souza – Madalena, Fernanda Helena – Pilatos, Robson Queiroz –Herodes, Emanuel David D’Lúcard – Caifás, Geraldo Cosmo – Judas, Juvino Agner – Satanás, Patrícia Assunção -Mãe de Judas, Fabiana Karla Souza
- Produção: Juvino Agner
- Direção: Emanuel David D’Lúcard
- Direção de Arte: Francis de Souza
- Coreografia: Renato Junior
Serviços:
O que: Paixão de Cristo de Camaragibe “A Paixão dos Camarás”
Data: 03, 04 e 05 de março
Horário: 20h
Local: Praça de Eventos - Vila da Fábrica
Endereço: Rua Padre Ozeas Cavalcante, S/N; em frente ao futuro Shopping Camará