quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

PSTU convoca manifestação e afirma que impeachment não é solução

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, PSTU, divulgou nota na tarde dessa quinta, 12, em que afirma ser necessário “construir nas lutas uma alternativa dos trabalhadores“ ao governo Dilma PT. A nota denuncia a intenção do governo Dilma e do Congresso Nacional, incluindo a oposição de direita, em jogar os efeitos da crise econômica nas costas dos trabalhadores e da maioria da população.
Citando medidas como as MP’s 664 e 665, que alteram benefícios como o seguro-desemprego e o abono do PIS, assim como cortes no orçamento que tanto o Governo Federal quanto os governadores nos estados implementam, o PSTU afirma que esses setores "querem garantir os lucros indecentes dos banqueiros, dos grandes empresários, das multinacionais, o pagamento da dívida aos bancos e a remessa de lucros para fora do país tirando dinheiro dos nossos bolsos".
A nota denuncia a difícil situação que enfrentam os trabalhadores e a população, diante de problemas como a inflação, sobretudo no transporte, alimentos, água e luz, assim como as demissões em massa que atingem a indústria e que se alastra a passos rápidos a outros setores, como a construção civil. A nota chama a construção de um dia nacional de paralisação em defesa dos direitos dos trabalhadores, contra o governo do PT, o Congresso e a oposição de direita (PSDB), que defendem e aplicam o “ajuste fiscal” contra os trabalhadores.
Na nota, o PSTU ainda considera extremamente grave o escândalo de corrupção que atinge a Petrobras, responsabilizando tanto o PT quanto as administrações anteriores encabeçadas pelo PSDB.  O partido lembra que tudo começou com a quebra do monopólio estatal do petróleo da época de FHC, que facilitou o esquema de corrupção em conjunto com as grandes empreiteiras. A nota defende a volta do monopólio estatal, a estatização de 100% da empresa e uma investigação independente levada a cabo pelas organizações de classe da Petrobras, como a FUP (Federação Única dos Petroleiros), FNP (Federação Nacional dos Petroleiros) e AEPT (Associação dos Engenheiros da Petrobras).
Por fim, a nota do PSTU afirma ser justa a indignação de grande parte população e dos trabalhadores diante da crise e tantos escândalos, mas alerta que o impeachment não é a solução neste momento, pois este “Congresso de maioria de corruptos não nos representa”. “O Brasil precisa de um governo dos trabalhadores, sem patrões”, finaliza.
Leia a nota na íntegra http://www.pstu.org.br/node/21286
PSTU/PE