quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Morre artista plástica Tomie Otake

A artista nipo-brasileira Tomie Ohtake, que vivia no Brasil desde 1936, morreu nesta quinta-feira, aos 101 anos. Ela se recuperava de uma pneumonia desde o dia 2 e receberia alta do hospital na última terça-feira (10). No entanto, segundo assessores, sofreu uma grave broncoaspiração seguida de uma parada cardíaca, nesta quarta-feira (12). Tomie foi levada ainda consciente para a UTI, mas não resistiu. 

Nascida em 21 de novembro de 1913, em Kioto, no Japão, Tomie é considerada adama das artes plásticas brasileiras. Ela chegou ao Brasil em 1936 e só começou a pintar aos 40 anos. A artista expôs nos Museus de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro, no Museu de Arte das Américas, nos Estados Unidos, e em outros seis países.
Ela criou os dois filhos arquitetos Ruy e Ricardo. Vivia imersa em sua arte: na casa-ateliê de aspecto modernista onde morava, projetada pelo filho Ruy no bairro Campo Belo, em São Paulo, ela mandara instalar uma cama, de solteiro, ao lado das telas para poder vê-las já quando acordava.
O velório vai ocorrer nesta sexta-feira (13) das 8h às 14h no Instituto Tomie Ohtake, na Zona Oeste de São Paulo. O corpo será cremado com cerimônia fechada para a família.

Brasil Post