quarta-feira, 30 de julho de 2025

Pernambuco Reforça Compromisso no Combate ao Tráfico de Pessoas com Seminário no Cais do Sertão


Recife, PE – Pernambuco reafirmou seu compromisso no enfrentamento ao tráfico de pessoas com a realização de um seminário no Auditório 2 do Cais do Sertão, no Bairro do Recife, nesta quarta-feira (30). Promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência, por meio da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, o evento reuniu gestores públicos, especialistas, representantes da sociedade civil, das forças de segurança, do Poder Judiciário e de secretarias estaduais e municipais para dar visibilidade ao Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, crime que viola a dignidade humana.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação da coordenação tripartite da política estadual de enfrentamento: Joanna Figueirêdo, secretária de Justiça, Direitos Humanos e Prevenção à Violência; Yanne Teles, secretária da Criança e Juventude; e Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social. Também marcaram presença Nanci Feijó, representantes do Comitê Estadual e Interestadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, a presidente da Associação das Profissionais do Sexo, Débora Tito, do Ministério Público do Trabalho (MPT), e Mírian Cardoso, da Universidade de Pernambuco (UPE).

A programação da manhã incluiu uma roda de conversa intitulada “O que é Tráfico de Pessoas?”, mediada pela secretária executiva de Direitos Humanos, Gláucia Andrade. O debate trouxe reflexões relevantes a partir das perspectivas do poder público, sociedade civil, Judiciário e academia, com a participação de Adriana Duarte (Ateliê das Bruxas), Rosana França (Coletivo Mulher Vida) e Débora Tito (MPT).

No período da tarde, os participantes acompanharam três painéis temáticos. Foram abordados tópicos como o Protocolo de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade (Instituto Aliança), os desafios no enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão e a garantia de direitos das profissionais do sexo. A mediação desses painéis ficou a cargo de Débora Tito (MPT) e Vanessa Pedrosa, professora da UNICAP.

“O enfrentamento ao tráfico de pessoas exige uma rede ativa, capacitada e articulada. Hoje, reforçamos, de forma prática, a integração entre governo, sistema de Justiça, segurança pública, academia e sociedade civil para prevenir, acolher e responsabilizar com mais efetividade”, destacou a secretária Joanna Figueirêdo.

Gláucia Andrade, secretária executiva de Direitos Humanos e coordenadora do Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, ressaltou a importância da equipe multidisciplinar recém-instituída pelo Governo do Estado: “Promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, com o apoio do Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, apresentamos a equipe multidisciplinar de enfrentamento ao tráfico de pessoas, erradicação do trabalho análogo à escravidão e promoção da migração segura, instituída pela governadora Raquel Lyra. Por meio dessa equipe, prestamos assessoramento aos municípios e reforçamos a luta nesse enfrentamento”.

O seminário teve como principais objetivos ampliar a articulação interinstitucional e capacitar agentes públicos e membros da sociedade civil, fortalecendo a importância do trabalho conjunto para salvar vidas e combater o crime de tráfico de pessoas.