Recife, PE – A Companhia Pernambucana de Gás (Copergás) sediou, nesta quarta-feira (30), o seminário “Prefeituras na Rota da Sustentabilidade: Micro-ônibus movidos a Gás Natural como solução sustentável para o transporte público”. O evento, realizado no auditório da sede da Copergás, em Recife, teve como objetivo principal apresentar alternativas viáveis para a renovação das frotas de transporte coletivo municipal, destacando o uso do Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano.
Em parceria com a montadora Volare, o seminário focou no micro-ônibus original de fábrica movido a GNV e Biometano, uma solução projetada para o transporte urbano. O encontro reuniu um público expressivo, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, técnicos e especialistas das áreas de mobilidade, meio ambiente, infraestrutura e planejamento urbano de diversas cidades pernambucanas.
Entre os presentes estavam os prefeitos Mano Medeiros (Jaboatão dos Guararapes), Lucielle Laurentino (Bezerros), Padre Joselito (Gravatá) e Edilson Cupertino (Moreno), além da vice-prefeita de Camaragibe, Comandante Débora. Representantes de Olinda, Belo Jardim, Caruaru, Igarassu, Ipojuca, Nazaré da Mata, Paulista e Taquaritinga do Norte também participaram por meio de seus secretários.
Bruno Costa, diretor-presidente da Copergás, enfatizou o compromisso da companhia com a transição energética e a sustentabilidade no setor público. "A Copergás tem um papel fundamental na articulação e construção da infraestrutura necessária para garantir a mobilidade sustentável em Pernambuco. Estamos trabalhando intensamente na interiorização do gás natural, criando corredores sustentáveis com o objetivo de interligar o estado, facilitando o acesso dos municípios a essa fonte energética sustentável. Com essa estratégia, queremos oferecer soluções viáveis e eficientes para que o transporte coletivo, movido a GNV e biometano, seja uma realidade cada vez mais presente nas cidades, promovendo desenvolvimento econômico, social e ambiental”, afirmou Costa.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, também marcou presença e reforçou o apoio do Governo do Estado à iniciativa. “O Governo do Estado de Pernambuco tem assumido um papel de liderança na promoção do desenvolvimento econômico sustentável, pautado pela inovação e pelo compromisso com a qualidade de vida da população. A mobilidade urbana, sendo um desafio central para os municípios, demanda soluções eficazes e integradas, que conciliem eficiência, responsabilidade ambiental e viabilidade econômica. Estamos construindo um Pernambuco mais sustentável, competitivo e preparado para os desafios do futuro, e o transporte coletivo movido a GNV e biometano é um passo fundamental para a transição energética”, destacou Cavalcanti.
A programação do seminário incluiu apresentações institucionais da Copergás e da Volare, seguidas por uma visita técnica ao micro-ônibus em exposição na área externa do prédio. A iniciativa se insere na estratégia da Copergás de incentivar o uso do GNV em veículos pesados, reforçando seu papel na promoção de soluções energéticas limpas e acessíveis para o setor público.