Podcast Taís Paranhos

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Instituto Banco Vermelho chegou ao Norte do Brasil e entregou nesta semana o primeiro selo do movimento na região ao município de Araguaína


Com frentes de trabalho voltadas para o #FeminícioZero, diretoria do instituto participou de programação de conscientização e combate à violência contra a mulher
23 de abril de 2024 – Consolidando-se como movimento nacional de prevenção e combate à violência contra a mulher, o Instituto Banco Vermelho (IBV) chegou nesta semana ao Tocantins. Andréa Rodrigues e Paula Limongi, presidenta e diretora executiva do IBV, respectivamente, desembarcaram em Araguaína-TO para participar de cerimônia solene na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião, houve a entrega do selo do instituto à cidade por meio da secretária especial da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, como uma forma de reconhecimento às iniciativas já desenvolvidas pela gestão municipal no combate à violência contra a mulher e também em reforço pela luta do movimento em prol do #FeminicídioZero.

Segundo Andrea Rodrigues, presidenta do Instituto Banco Vermelho, a chegada do movimento na região é um marco para a instituição, considerando que o Tocantins é um estado com alto índice de feminicídio no Brasil. “Nossa chegada ao Norte do país representa a força da sociedade civil na luta pelo fim da violência contra a mulher. O Tocantins ocupa o segundo lugar no ranking de estados que mais mata mulher no Brasil, e a cidade de Araguaína deu um passo importante na luta pelo feminicídio zero como o primeiro município da região a aderir esse movimento”, destaca.

Empenhada na implantação de medidas em prol do combate ao feminicídio, a secretária especial da Mulher de Araguaína, Ângela Maria Silva, comentou “Queremos que a sociedade reflita sobre o feminicídio e esteja ativa conosco as ações de políticas públicas voltadas para a segurança e a vida das mulheres”.

A programação do IBV na cidade contou ainda com roda de conversa sobre misoginia e feminicídio no auditório da Faculdade de Ciências do Tocantins (FACIT); e presença no Seminário Força feminina, na Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com representatividade e participação das mulheres em espaços de poder. Além disso, a diretoria do IBV ainda realizou visita e ativação na instalação do banco gigante, em alusão ao movimento, que foi inaugurado em março deste ano, na Via Lago, região sul do município.

O INSTITUTO - O Instituto Banco Vermelho (IBV) é uma entidade brasileira. Com fundação e início das suas atividades em novembro de 2023, seu propósito nasceu da inquietação de duas mulheres pernambucanas, Andrea Rodrigues e Paula Limongi, que, impactadas pela crueldade do feminicídio, transformaram o luto em luta.
Tendo como sua principal missão a luta pelo feminicídio zero, o IBV atua para engajar a sociedade civil e o poder público no enfrentamento à violência de gênero por meio de iniciativas de intervenção e ocupação urbana, projetos educativos, ações culturais e campanhas de mobilização, entre outras atividades.