Chove sem parar sobre a região metropolitana do Recife desde a noite de sábado. A chuva volumosa causa transtornos para a população como queda da árvores, alagamentos e deslizamento de barreiras.
Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na região do Curado, entre 9 horas do domingo e 9 horas desta segunda-feira choveu 71,3 mm, o que representa 58% da média de chuva normal para setembro que é de 122 mm.
Por causa desta chuva volumosa, o total de chuva acumulada desde o início de setembro já superou a média. Do início do mês até 9 horas do dia 8 de setembro choveu 131 mm sobre Recife.
Em outro local da cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 80 mm entre 13 horas de ontem e 13 horas de hoje.
Deslizamentos de terra deixou pessoas feridas em Paulista-PE
A persistência da chuva causa outro grande problema que é o deslizamento de terra. Um solo bastante úmido sobre uma encosta acaba desabando e prejudicando construções feitas em tais locais. Foi o que aconteceu em Paulista no litoral pernambucano. Segundo informações das agências de notícias nacionais, o desabamento aconteceu no domingo (07) e deixou um casal e uma criança feridos.
Em Olinda, uma árvore caiu sobre duas casas, também no domingo, deixou uma mulher ferida.
Mais chuva
Toda a chuva que está caindo sobre Recife está associada a áreas de instabilidade que se formaram na costa leste do Nordeste, após a passagem de uma frente fria pelo litoral da Bahia.
Estas áreas de instabilidade ficam persistentes no decorrer da tarde e noite desta segunda-feira. Ainda há previsão de chuva constante na madrugada e manhã de terça, quando as áreas de instabilidade devem começar a enfraquecer no litoral de Pernambuco.
Na animação, as manchas em amarelo e alaranjado indicam chuva moderada a forte. Esta instabilidade avança em direção a Natal
Portal Climatempo