sábado, 26 de julho de 2025

Pernambuco intensifica mobilização ferroviária com apoio da Sudene e UFPE


Salgueiro, PE — A reativação da malha ferroviária em Pernambuco ganhou novo impulso com a parceria estratégica firmada entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O acordo, oficializado durante o seminário “Conexões Transnordestina – A ferrovia que mudará Pernambuco”, realizado em Salgueiro, marca um passo decisivo na modernização da infraestrutura logística do estado.

A iniciativa contempla dois estudos técnicos: o primeiro voltado ao transporte de cargas entre Petrolina e Salgueiro, com foco no escoamento da produção agrícola do Vale do São Francisco; o segundo dedicado à reativação do transporte de passageiros entre Caruaru e Recife, resgatando uma conexão histórica e estratégica para a mobilidade regional.

“O transporte ferroviário é essencial para a integração regional e o fortalecimento das cadeias produtivas locais”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Os estudos, que devem ser concluídos até o primeiro semestre de 2026, estão alinhados à política nacional de revitalização ferroviária liderada pelo Governo Federal.

O projeto de cargas prevê a criação de um novo ramal ferroviário ligando Petrolina à Transnordestina, em Salgueiro, conectando a produção da fruticultura irrigada aos portos de Suape (PE) e Pecém (CE), além de ampliar a integração com a hidrovia do Rio São Francisco. Já o estudo sobre o trecho Recife–Caruaru analisará a viabilidade de retomar o transporte de passageiros, comparando o antigo traçado com soluções tecnológicas modernas, inclusive considerando um novo percurso paralelo à BR-232.

A mobilização também envolve a Ferrovia Transnordestina, que já recebeu R$ 5,6 bilhões via Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), com 75% das obras executadas. Outros R$ 2,6 bilhões têm recursos assegurados. O foco atual é o ramal entre Salgueiro e o Porto de Suape. A primeira licitação, referente ao trecho Custódia–Arcoverde, está prevista para ocorrer ainda em 2025, com contrato a ser assinado em 2026 e investimento de R$ 600 milhões do Orçamento Geral da União. O plano completo prevê R$ 3,5 bilhões em investimentos até 2029, com 179 quilômetros já concluídos.

Durante o seminário, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, destacou que a ferrovia deve ser pensada como um pilar de transformação econômica para o estado e para o Nordeste. A mobilização contou com a presença de representantes do setor produtivo, da academia e da sociedade civil, incluindo a presidente da CDL de Salgueiro, Regilane Barros, o consultor logístico Guilherme Magalhães, o prefeito Fábio Lisandro e o deputado estadual João Tenório.

“Estamos diante de uma tempestade perfeita: vontade política, financiamento assegurado e demanda crescente. O momento de concluir a ferrovia é agora”, declarou o prefeito Lisandro.

Com essa união de forças, Pernambuco assume protagonismo na reconstrução ferroviária do País, reacendendo um debate essencial sobre desenvolvimento sustentável e integração regional no Nordeste.