quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Educadora financeira apresenta soluções práticas para renegociar dívidas


Se mesmo para quem tem dinheiro sobrando falar do assunto ainda é um tabu, o cenário é ainda mais delicado quando as dívidas aparecem. Mas, para a economista e educadora financeira Mila Gaudencio, consultora do will bank, é possível retomar uma vida financeira organizada e de forma prática.

A especialista defende que os números são respostas para nosso comportamento financeiro. Então, se as dívidas apareceram não adianta apenas colocá-las no caderninho, é preciso buscar pelo autoconhecimento financeiro e entender os motivos que o levaram até este cenário.

"O autoconhecimento financeiro oferece cinco benefícios essenciais para ajudar a sair da inadimplência, que são eles: reconhecimento de hábitos prejudiciais; análise de decisões passadas; gerenciamento de emoções que influenciam escolhas; tomada de decisões racionais; e definição de metas realistas," explica a economista.

Ela também destaca a importância de "rever rotas e aproveitar oportunidades de renegociação, como os feirões realizados pelos bancos".

*Elencar e reavaliar finanças pessoais*

Observar com atenção os gastos para identificar e priorizá-los é primordial para a criação de um plano de retorno à uma vida saudável. "É preciso olhar o que tem na linha de gastos básicos e o que tem na linha do conforto, bem como prever gastos fixos e variáveis", sugere a consultora financeira do will bank. *Dar um passo de cada vez*

Mila Gaudencio explica que, a partir do autoconhecimento financeiro, da priorização dos gastos, é possível buscar renegociações com o credor, tendo feirões de renegociação de dívidas como uma janela de oportunidade. "Se houver muitas dívidas e não for possível arcar com todas ao mesmo tempo, que se dê o primeiro passo e faça o pagamento da dívida que for possível resolver nesse momento", ressalta.

"Mas é necessário dar o passo, buscar a solução, pois sabemos que por ser um assunto delicado e pouco discutido, as dívidas afetam muitas áreas de nossa vida e fazem, em alguns casos, que as pessoas paralisem e não busquem alternativas", acrescenta.

Por entender que muitas vezes o "bicho pega" e as dívidas aparecem para a maioria das pessoas, o will bank, banco digital com mais de 7 milhões de clientes em todo o Brasil, criou o Feirão “Bicho Pegou”, com oportunidades de renegociação até o dia 17 de outubro. Há condições especiais para quitar pendências com descontos de até 98% e, quem pagar à vista, ainda concorre a sorteios de pix. Para saber mais, acesse o site: https://www.willbank.com.br/feirao-de-renegociacao