quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sugestões para melhoria do Programa Atitude


O governador Eduardo Campos aproveitou a véspera de Natal (24/12) para visitar o centro de acolhimento intensivo do Programa Atitude, localizado na Região Metropolitana do Recife. Além de buscar melhorias para o programa, o encontro teve o objetivo de escutar a opinião dos profissionais e dos internos sobre o andamento da ação, que em 2013 segue para o seu segundo ano. Este ano, o Atitude atendeu cerca de 10 mil usuários de drogas, dos quais 87% utilizavam o crack.

Eduardo, que estava acompanhado da primeira-dama Renata Campos, explicou que a visita é uma forma de saber as reais dificuldades dos usuários, para que possam ser feitos ajustes pontuais. “Legalmente, esse é um trabalho que cabe aos municípios, mas eles não estão dando conta e o estado tem de cumprir o seu papel com a população”, ressaltou.

Após ouvir alguns os relatos, o governador pediu sugestões para incrementar o projeto. A primeira sugestão foi inserir os usuários em cursos profissionalizantes para que os internos sejam reinseridos no mercado de trabalho. “É importante para o sucesso do tratamento que essas pessoas encontrem o seu futuro profissional”, enfatizou Eduardo.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Laura Gomes, adiantou que no próximo ano o programa vai dobrar a capacidade de atendimento. “Vamos expandir nossa rede de atendimento para o interior do Estado e vamos chegar a 20 casas de acolhimento”, revelou Laura, enfatizando que ainda serão feitos ajustes na edição 2013.

Hoje, o programa Atitude possui 10 casas de acolhimento, cada uma com capacidade para 30 internos, e ainda realiza atendimentos domiciliares. Os endereços dessas casas não podem ser revelados para preservar a segurança dos internos.

Para os cerca de 30 internos que participaram da reunião, Eduardo disse que sabia que a maior dificuldade que eles podiam encontrar é no dia a dia, mas que eles tinham que ser perseverantes nessa luta a favor da vida. “Não podemos nos entregar ao preconceito”, finalizou o governador, agradecendo aos funcionários que tocam o projeto com amor e dedicação todos os dias.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco