A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) lançou nesta terça-feira (9) o Data Nordeste, uma nova plataforma digital que centraliza informações estratégicas sobre a região. O portal reúne dados sociais, econômicos e ambientais antes dispersos, com o objetivo de apoiar a tomada de decisões, atrair investimentos e aumentar a transparência para gestores, empresários, pesquisadores e cidadãos. A ferramenta pode ser acessada através do site da Sudene (www.gov.br/sudene).
O superintendente da Sudene, Francisco Alexandre, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional, afirmando que “informação é essencial para a tomada de decisão, para a produção de políticas públicas, para as decisões empresariais. Esse portal ajuda a fazer isso”.
Um portal para diferentes públicos
O Data Nordeste foi concebido para transformar estatísticas em decisões concretas para o benefício da sociedade. A plataforma oferece indicadores em diversas áreas, como saúde, educação, economia e meio ambiente, com recortes territoriais específicos, incluindo o Semiárido e o bioma Caatinga. O ambiente digital foi criado em resposta a demandas de gestores, pesquisadores e do setor produtivo que tinham dificuldade em acessar dados confiáveis e organizados sobre a região.
Entre os recursos disponíveis estão painéis de dados interativos, boletins temáticos, datastories (narrativas visuais com gráficos e mapas) e aplicações georreferenciadas como o SigMapas. A geógrafa Ludmilla Calado, da equipe responsável pelo portal, ressaltou a segurança técnica da plataforma e a colaboração com parceiros como o IBGE, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Federação das Indústrias da Paraíba. Segundo ela, o ambiente é "inovador, dinâmico e integrado, pensado para transformar estatísticas em conhecimento acessível e estratégico”.
O projeto foi desenvolvido com o apoio técnico do Observatório da Caatinga e Desertificação (OCA) da UFCG, que auxiliou na implementação da estrutura tecnológica, e do IBGE. O presidente do IBGE, Márcio Pochmann, afirmou que a plataforma é um passo importante para a valorização da informação como ferramenta de planejamento, permitindo que o Brasil tome decisões com base em sua própria realidade. O professor John Cunha, da UFCG, destacou que o Data Nordeste oferece “evidências sobre o território, ajuda a identificar áreas prioritárias para a ação e garante transparência”.
O papel dos dados no mundo atual
Durante o evento de lançamento, o pesquisador e empreendedor Ricardo Cappra, especialista em cultura analítica, lembrou que mais de 70% das decisões de negócios ainda são baseadas em percepções, e não em dados, o que aumenta o risco de distorções. Cappra ressaltou que, na era da hiperinformação, o Data Nordeste é uma ferramenta que democratiza o acesso ao conhecimento e instrumentaliza uma sociedade orientada por evidências, fortalecendo a tomada de decisões nos setores público e privado e a participação cidadã.