Recife, Pernambuco – O Porto Digital, principal vetor da economia do conhecimento no Nordeste, vive um período de crescimento "substancial", conforme destacou o Professor Pierre Lucena, presidente do parque tecnológico, durante evento realizado nesta terça-feira, 1º de julho de 2025. O gestor celebrou os avanços e revelou planos de interiorização e forte investimento em capital humano.
O encontro contou com a presença de diversas autoridades e empresários, incluindo a Governadora, o Prefeito do Recife, João Campos, a Secretária Mauricéia, Ibis (representante da Softex Texas), Dr. João Carlos Cardoso, e o Vice-Prefeito Victor Marques.
Lucena ressaltou que a chegada de novas empresas ao Porto Digital acontece dentro de um "processo natural de crescimento", impulsionado pela parceria estratégica com o governo e a prefeitura. "A gente apostou principalmente numa frente muito forte de crescimento a partir de capital humano e, quando a gente cresce, também é na parte de empreendedorismo", afirmou.
Um dos pontos altos do anúncio é o processo de interiorização do Porto Digital, que chega ao centro de Caruaru no final de agosto deste ano, com a inauguração de uma nova unidade.
No que tange à formação de talentos, o presidente mencionou a recente iniciativa de uma academia SAP, que conta com 60 formandos e envolve quatro empresas de tecnologia que utilizam a plataforma. "É nesse ano, já se somou, mesmo antes da chegada na Europa, ela se somou a esse esforço sofrido pelo Porto Digital", destacou Lucena.
O gestor enfatizou o papel do Porto Digital em unir parceiros que, em outros contextos, seriam concorrentes, mas que no parque trabalham em um processo de cooperação. "É isso que a gente trabalha bastante e é esse gesto que a imagem dele, junto com as outras empresas, é muito significativo aqui para o Porto Digital, porque mostra justamente o espírito que tem um ecossistema", explicou.
Os números evidenciam o sucesso: o Porto Digital saltou de 9.500 colaboradores em 2018 para os atuais 20.500. "Nós somos o principal vetor hoje da economia do conhecimento aqui no Nordeste", declarou Lucena, mencionando que o ecossistema completa 25 anos em 12 de dezembro deste ano.
A estratégia do parque baseia-se em "inclusão produtiva", utilizando a educação para criar acesso à tecnologia e levando a inovação como "mola mestra" para Pernambuco, Recife e o restante do país. "A gente acredita muito nesse nosso modelo de difusão e, principalmente, ali no modelo colaboração contínua entre todas essas empresas que estão aqui dentro do parque", pontuou o presidente.
Para o futuro, a expectativa é de ainda mais crescimento. "A proposta é de centenas de novos empregos aí com até já 2026, se somando a essas 21.500 pessoas que aqui estão, mas que venham mais 300, 400, 500", projetou Lucena. Ele concluiu reafirmando o compromisso do Porto Digital: "A gente já passou da fase do projeto piloto, agora a gente precisa realmente acelerar porque a nossa cidade precisa disso, a gente precisa aumentar a renda média das pessoas e a inovação é a mola média para que isso aconteça".