quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Aprendendo a Torcer

O projeto Aprendendo a Torcer, da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, anima os dias dos jovens das escolas públicas do Estado. Através do teatro, da música e da dança, a ação leva mensagem de paz nos esportes a estudantes de 8 a 17 anos. A ação conta com a presença dos Mcs Gênio e Long e o Dj Biggy, referências do hip hop pernambucano, da Cia. As de Teatro e da ONG Núcleo da Cidadania, que executa o projeto.
A ação conta com um espetáculo de teatro fórum, na qual os espectadores decidem o final da peça. Na enquete, dois torcedores de times diferentes brigam devido ao resultado de um jogo de futebol. Os jovens precisam, então, escolher quem leva cartão vermelho. Com o bordão "Na paz, a vitória é de todos", o grupo teatral passa sua mensagem. A peça é inspirada na cartilha do projeto, distribuída nas escolas. A cartilha educativa em quadrinhos foi idealizada pelo jornalista Marcelo Cavalcante e ilustrada pelo cartunista Humberto Araújo.
           Entram em cena, também, os Mcs Gênio e Long, que dialogam com os jovens através das rimas. A reação dos estudantes à linguagem artística do projeto é imediata. Os alunos se divertem, dançam, alguns se arriscam a tomar o microfone emprestado e cantar junto com os artistas. A apresentação é toda interativa. No refrão, os Mcs dizem a frase "pela paz, pela cultura, o esporte e o lazer". E os jovens completam "aprendendo a torcer, aprendendo a torcer".
         Os estudantes fazem questão de mostrar que concordam com a moral apresentada no projeto. "Eu queria ser um crítico para dar palestras e falar que esse negócio de violência não está com nada. Mas eu sempre digo isso, brigar não está com nada. É só um jogo", diz Ítalo Alexandre, 12 anos, que resolveu assistir ao espetáculo duas vezes no mesmo dia. A diversão entre ele e o seus amigos era mostrar que qualquer tipo de violência, verbal ou física, está errada.
Os artistas também aproveitam o momento para conversar com os jovens sobre suas próprias experiências. "Na minha comunidade, tinha um grupo de meninos que gostava de brigar. E eu os chamei para fazer arte. Se você é bom em alguma coisa, use isso para fazer o bem a você e a seu semelhante. Seja uma ferramenta da paz. E lembrem-se, vocês são do tamanho dos seus sonhos", disse o Mc Gênio.
A ação é muito bem recebida também pelas diretoras das escolas. "O projeto Aprendendo a Torcer está de parabéns. Eu desejei muito que esse projeto chegasse até aqui. E agora vocês (alunos) têm que ser agentes de transmissão, mostrar a cartilha aos pais, aos amigos. Não podemos apenas cantar, dançar aqui, mas temos que levar isso também na prática, respeitando os gostos de cada um, na vitória ou não do nosso time", disse Maria de Lurdes, da Escola Técnica Maximiano Accioly Campos.
O Aprendendo a Torcer já visitou Escola  Mascarenhas de Moraes, Capitão André Pereira Temudo, Presidente Artur da Costa e Silva,Clóvis Bevilaqua, Embaixador Gilberto Amado, Antonio Farias Filho, Professor Costa Pinto e Senador Aderbal Jurema e a Escola Técnica Maximiano Accioly Campos. O roteiro de ações continua no mês de outubro, com a média de duas escolas do Estado contempladas por semana. 
 Secretaria de Esportes de Pernambuco