O povo indígena Xukuru, da Serra do Ororubá, em Pesqueira, Pernambuco, participa da II Feira Nacional das Etnias e Agricultura Familiar (FENEAF), integrando o setor de povos tradicionais ao lado de outras comunidades indígenas e quilombolas. A presença dos Xukuru no evento reafirma sua trajetória de resistência, valorização cultural e articulação política.
Reconhecidos por sua organização comunitária e atuação política, os Xukuru vivem na Terra Indígena Xukuru, homologada em 2001 após décadas de luta. A conquista do território foi marcada por episódios de violência, como o assassinato do cacique Xicão Xukuru em 1998 e o atentado contra seu filho e sucessor, Marcos Xukuru, em 2001.
Marcos Luidson, atual cacique, também ocupa espaço na política institucional. Ele foi eleito prefeito de Pesqueira em 2020, mas impedido de assumir. Em 2024, venceu novamente e tomou posse, mas enfrenta atualmente uma ordem de afastamento judicial, o que gerou mobilizações e denúncias de criminalização das lideranças indígenas.
A participação dos Xukuru na II FENEAF ocorre poucos meses após a 25ª Assembleia Anual do povo, realizada em maio na aldeia Pedra D’água. O encontro reuniu milhares de indígenas e contou com rituais, debates sobre direitos e noites culturais com grupos como Coco Raízes de Arcoverde e Samba de Coco Origem do Ororubá.
Na feira, os Xukuru compartilham saberes ancestrais, produtos da agricultura familiar e expressões culturais que fortalecem a identidade dos povos originários. Ao lado de quilombolas e outras etnias, reafirmam a importância da diversidade na construção de um Brasil plural e justo.