O Instituto Ricardo Brennand (IRB), localizado na Várzea, Recife, integra mais uma vez a programação nacional da Primavera de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece de 24 a 28 de setembro em todo o país. A edição de 2025 traz como tema “Museus e Mudanças Climáticas”, e o IRB prepara uma agenda especial que une arte, educação e consciência ambiental.
A abertura da programação acontece na quarta-feira, 24, às 15h, com a exibição do curta-metragem “Águas que arrebentam”, produzido por jovens do Ibura. Misturando ficção e realidade, o filme será seguido por um debate sobre os impactos sociais das mudanças climáticas, dentro da proposta da agenda CiME – Cinema, Museu e Educação.
Na quinta-feira, 25, às 14h, o Instituto realiza a visita mediada especial “Entre-Crises: Museu, meio ambiente e pós-colonialismo”. Utilizando peças de seu acervo histórico, o espaço convida o público a refletir sobre as conexões entre as crises ambientais atuais e o legado colonial brasileiro.
Encerrando a semana, na sexta-feira, 27, das 15h às 17h, o IRB promove um debate-homenagem ao poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, destacando a relação entre sua obra “Cão Sem Plumas” e o Rio Capibaribe. A atividade celebra os 23 anos do Instituto e reforça seu compromisso com a cultura e o pensamento crítico.
Mais informações: (81) 2121-0365 / 2121-0334.