🎪 O projeto Circo Sem Barreiras, promovido pelo UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, está com inscrições abertas para sua 10ª edição. A iniciativa, que visa promover a inclusão social por meio da arte circense, é voltada para adolescentes e jovens com síndrome de Down e/ou deficiência intelectual, com idades entre 16 e 29 anos.
As inscrições podem ser feitas nos dias 9 e 11 de julho, das 14h às 17h, no Bloco B da instituição, localizada na Rua Guilherme Pinto, 400 – Derby. Serão selecionadas 20 pessoas para participar gratuitamente de aulas de malabares, equilíbrio e dança, com início marcado para o dia 1º de agosto. As atividades acontecerão sempre às quartas e sextas-feiras, às 14h.
🤹 Arte como ferramenta de transformação
Realizado em parceria com o Instituto Ser Educacional e a Cia Brincantes de Circo, o Circo Sem Barreiras tem como objetivo oferecer um espaço seguro e estimulante para o desenvolvimento físico, cognitivo e social dos participantes.
“Por meio desse projeto, proporcionamos aos participantes um espaço seguro e estimulante para o desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e sociais. Além disso, mostra como a arte pode quebrar barreiras. Essa é uma oportunidade dos adolescentes e jovens descobrirem seus próprios talentos e se sentirem protagonistas de suas histórias”, afirma Adriane Mendes, gerente de Governança Ambiental e Social da UNINASSAU.
📄 Documentação necessária para inscrição
Para efetuar a inscrição, é preciso apresentar:
- Cópias do RG e CPF do responsável legal e do participante
- Comprovante de residência
- Declaração médica de aptidão para atividades físicas
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3413-4611 – Ramal: 1014312.
🏆 Reconhecimento e trajetória
Criado em 2014, o Circo Sem Barreiras — anteriormente conhecido como Circo Social UNINASSAU — já beneficiou mais de 200 alunos. O projeto foi reconhecido nacional e internacionalmente, recebendo o Prêmio Funarte Carequinha de Estímulo ao Circo e apoio do Programa de Ajuda Direta (DAP), do governo australiano. Também foi aprovado no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), do Ministério da Cultura.
Com uma década de história, o Circo Sem Barreiras segue transformando vidas e provando que a arte é, sim, um poderoso instrumento de inclusão.