Podcast Taís Paranhos

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Soluções para as cidades passam por ciência e tecnologia, diz Luciana Santos


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, nesta segunda-feira (28), da abertura do 6º Congresso Pernambucano de Municípios, no Recife. No evento, que tem como tema “Inovação e Sustentabilidade”, ela defendeu a participação e o protagonismo de estados e municípios na definição de políticas públicas e disse que ciência, tecnologia e inovação devem contribuir para solucionar os problemas das cidades.

“Eu não tenho dúvida de que muitas soluções para as cidades passam necessariamente por ciência e tecnologia. Desde contenção de encostas, monitoramento de enchentes, combate à dengue, a questão dos lixões, todos esses são temas com aos quais a ciência e a tecnologia são capazes de dialogar”, disse.

A ministra citou, como exemplo de saída inovadora para um problema comum a muitas cidades, os Jardins Filtrantes, instalados no Recife - uma tecnologia sustentável e de fácil manutenção para a despoluição das águas do Riacho do Cavouco, que são despejadas no Rio Capibaribe. Trata-se de uma iniciativa piloto do CitInova, projeto multilateral coordenado pelo MCTI para a promoção de sustentabilidade nas cidades brasileiras. Segundo ela, a ideia deve ser replicada em outras cidades, ganhando escala nacional.

Em sua fala no evento, a ministra destacou que inovação e sustentabilidade são as bases do projeto de desenvolvimento levado adiante pelo governo Lula. E defendeu a necessidade trabalhar de forma integrada – estados, municípios e união – para solucionar desafios compartilhados, que têm impacto na vida das pessoas.

“Voltamos a ter um governo que valoriza o pacto federativo, que aposta no diálogo. Temos certeza de que é preciso olhar para os municípios e ouvir as demandas que vêm das cidades, porque é nelas que as pessoas vivem e é nelas que estão os problemas do dia a dia e também as soluções para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

Luciana Santos anunciou, ainda, que municípios poderão se candidatar para dispor de recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia, cujos editais devem ser divulgados nos próximos meses. Entre os dez programas estruturantes, que serão financiados com recursos do FNDCT, está a linha de Apoio a Políticas Públicas Baseadas em Conhecimento Científico.

O 6º Congresso Pernambucano de Municípios, realizado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), acontece até o próximo dia 30, com palestras, mesas temáticas e troca de experiências entre gestores. Para a presidente da entidade e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, o evento oferece oportunidade de debater os desafios, mas também as experiências exitosas que os municípios realizam.

Além da ministra, participaram da abertura da atividade diversas autoridades, a exemplo do ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão; prefeitos; deputados estaduais e federais. “Juntos podemos construir soluções que promovam a melhoria de vida da população”, disse Márcia Conrado.

 Imprensa MCTI