sexta-feira, 14 de abril de 2023

Avança estruturação de projetos prioritários para o desenvolvimento de Feira de Santana (BA)


Dez projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento de Feira de Santana (BA) foram apresentados durante reunião ocorrida nesta quinta-feira (13) no município baiano. O encontro é mais uma etapa da seleção de iniciativas que irão compor a Carteira de Projetos Feira 2035. O evento contou com a participação de representantes da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da prefeitura local, do consórcio formado pelas empresas Tese e Concremat, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A ação é fruto de uma parceira entre a Sudene, a Prefeitura de Feira de Santana e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A ação contou com aporte financeiro da autarquia federal no valor de R$ 1,6 milhão. As atividades são conduzidas pelo consórcio Concremat-Tese.

Entre os projetos apresentados, foram destacados o potencial turístico do Morro de São José e o Lago Pedra do Cavalo; a ampliação do aeroporto local; gestão e inovação do sistema educacional e a construção da nova Central de Abastecimento. “Foi uma reunião de trabalho que integra a etapa final do projeto. Considerando as propostas avaliadas hoje, vamos escolher cinco que são consideradas estruturadoras para a região de Feira de Santana. O encontro com a prefeitura hoje serviu para priorização destas ações para que cheguemos no formato definitivo da carteira de projetos”, explicou o coordenador de articulação institucional da Sudene, Frederico Bezerra.

A criação de um portfolio de projetos para Feira de Santa está alinhada com a estratégia do G52, iniciativa que promove a interiorização das ações do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste. Este conjunto de municípios, do qual Feira de Santana faz parte, foi mapeado pela Sudene para, a partir da influência exercidas por estes polos, descentralizar propostas de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social, promovendo a interiorização de ações e projetos considerados prioritários.

O calendário de atividades prevê a realização de mais um encontro nas próximas semanas com os parceiros envolvidos para definição das iniciativas que irão compor a carteira de projetos para o município. A apresentação dos resultados finais à sociedade deve acontecer no segundo semestre deste ano.

Imprensa SUDENE