quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Parceria para recuperar estradas em PE

O governador Paulo Câmara assina, nesta quarta-feira (25), com as empresas Cone S/A, M. Dias Branco, Solar Coca-Cola e R.E.D.E. Suape, um protocolo de intenções que sela parceria para recuperar três trechos da BR-101 Sul e um da PE-08, em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia será realizada no Palácio do Campo das Princesas, às 11h. As obras de infraestrutura estão orçadas em R$ 12,4 milhões. Os recursos serão aportados pela iniciativa privada e serão abatidos do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das companhias.          
            O benefício é previsto pelo Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura Industrial (Proinfra). Os  trechos, quando recuperados, representarão avanço na mobilidade rumo ao Complexo Industrial Portuário de Suape. A expectativa é que o início das obras aconteça já em 2015, com duração prevista de seis meses.           
            “As parcerias com o setor produtivo são fundamentais para o nosso desenvolvimento econômico. Quando fui secretário da Fazenda, tive a oportunidade no Confaz de participar da concepção do Proinfra, instrumento este que irá  possibilitar a melhoria da infraestrutura do nosso Estado”, argumentou o governador Paulo Câmara.           
             O projeto de recuperação já está pronto e foi encomendado pela Cone S/A à JBR Engenharia, que avaliou as melhorias possíveis na mobilidade da BR-101 Sul e indicou as obras necessárias. O estudo foi doado pela empresa ao Governo do Estado para facilitar e acelerar sua execução.  Hoje, mais de 100 mil pessoas se deslocam por dia de outros municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) para trabalhar em empresas próximas e vinculadas ao Complexo de Suape.
                  “A iniciativa reforça o compromisso do Governo de Pernambuco em manter diálogo ativo com as empresas que investem e geram emprego e renda no Estado. Mostra como é frutífera a parceria entre poder público e a iniciativa privada para melhorar o ambiente de negócios e a qualidade das condições de trabalho em Pernambuco”, complementa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões.
 As intervenções realizadas serão:

Trecho

Melhorias

Avenida Dr. Júlio Maranhão – PE-08 (Final da Estrada da Batalha)

·         Implantação de 2 faixas;

·         Instalação de Passarela para Pedestres;

·         Adequação no Sistema de Drenagem;

·         Recuperação da Pavimentação;

·         Proibição de Estacionamento.

BR-101 Sul em frente à unidade da Coca-Cola

·         Alteração na localização das paradas de ônibus;

·         Reordenamento e fiscalização para impedir estacionamentos em locais proibidos.

BR-101 Sul, sentido Cabo de Santo Agostinho, no retorno em frente ao posto de gasolina Dislub que dá acesso à fábrica da Vitarella

·         Fechamento do retorno;

·         Recuperar o retorno localizado em Comporta (a 2,8 quilômetros de distância);

·         Implementação de túnel interligando BR-101 e BR-101 Antiga.

BR-101 Sul Antiga, Sentidos Recife-Cabo  e Cabo-Recife, na confluência com a rotatória do hospital Dom Hélder Câmara

·         Implementação de drenagem adequada;

·         Recuperação do pavimento.

            “Nós apresentamos ao governo os gargalos que impactam na mobilidade e tivemos da equipe uma receptividade inteligente e criativa”, afirma Marcos Roberto Dubeux, CEO da Cone S/A.Já para o vice-presidente de Investimentos e Controladoria da M. Dias Branco, Geraldo Luciano, as obras de infraestrutura contempladas no projeto se revestem da mais alta importância para o adequado desenvolvimento das atividades empresariais nas áreas envolvidas, além do seguro e rápido deslocamento das pessoas que transitam e trabalham no entorno. Segundo ele, “é digno dos maiores aplausos a atitude do Governo de Pernambuco ao viabilizar tão importante investimento para o desenvolvimento econômico e social do Estado”.           
               Angelo Bellelis, presidente do Conselho da REDE Suape, lembra que a linha de atuação dos empresários é baseada no fator colaborativo. “Dessa forma, buscamos o ganho de ambas as partes (público e privado) para o fortalecimento daquela região. As alterações propostas vão garantir fluidez do trânsito, redução no tempo de deslocamento tanto para o transporte de cargas como para os carros particulares e veículos de transporte de passageiros”.

 Secretaria de Imprensa de Pernambuco