Podcast Taís Paranhos

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cancelado debate da TV Clube; Jair Pedro solta nota de repúdio

Recebi, só agora por telefone, a poucas horas do debate para o qual fui convidado, um comunicado oficial da TV clube/Record, através da Sra. Roberta Aureliano, gerente de jornalismo, informando do cancelamento do evento devido à “desistência” de quatro outros candidatos. 

Acho isso um verdadeiro absurdo e um desrespeito a mim, à militância de meu partido, o PSTU e, especialmente aos trabalhadores e trabalhadoras de Recife. As eleições para prefeito de Recife foram marcadas desde o início por uma total falta de democracia, já que deliberadamente a maioria das emissoras de rádio e TV , bem como os principais jornais, procuraram tornar invisível nossa candidatura, não nos convidando para debates e entrevistas e dando pouquíssimo ou nenhum espaço para nossas propostas. 

 Nossa candidatura está regulamente registrada no TRE como qualquer outra e nossa campanha está nas ruas através de nossos materiais e do esforço de nossos militantes. Então, não se justifica o tratamento desigual e preconceituoso dispensado ao nosso partido em relação aos demais. Se levarmos em conta que as demais candidaturas ainda contam com campanhas milionárias, tempo de TV e Radio gratuitos muito maiores que o nosso (nosso espaço é de apenas 1 minuto e 15 segundos), empresas de mídia caríssimas a seu serviço e ainda milhares de MILITANTES PAGOS (de 30 a 50 reais por dia) para segurar bandeiras, expor cavaletes e fazer volume em eventos, percebemos que a falta de democracia é ainda maior. 

 Mas o cancelamento do debate na TV clube não visa apenas atender à conveniência dos quatro candidatos supostamente melhores colocados nas pesquisas, tem o claro intuito de calar minha voz e impedir que o PSTU tenha uma audiência maior, já que minha candidatura e a dos candidatos a vereador pelo meu partido são as únicas que tem compromisso apenas com os trabalhadores e trabalhadoras da cidade. 

 Se o debate da TV clube fosse mantido eu denunciaria, por exemplo, que o candidato Geraldo Julio, do PSB, recebeu até onde se sabe, quase cinco milhões de reais de doações de empresas, sendo grande parte das empreiteiras OAS e da Distribuidora de Combustíveis TOTAL, as mesmas que operaram em SUAPE quando o referido candidato era Presidente do Complexo Portuário e responsável pelos contratos e fiscalização da ação dessas empresas no empreendimento. 

 Também informaríamos à opinião pública da cidade que o candidato Humberto Costa do PT foi o relator da EBSERH, projeto que privatiza a gestão dos Hospitais Universitários em todo país e que é repudiado pelos sindicatos de profissionais da saúde, estudantes e especialistas em todo Brasil. Esclareceríamos, ainda, que o projeto da PPP da Compesa, que privatiza o saneamento público do Estado e vai causar o aumento das tarifas de água e esgoto, é defendido não só pelo PSB, mas também pelo PT de Humberto, já que o defensor do projeto foi ninguém mais que Maurício Rands, então deputado federal do PT. 

 E ainda demonstraríamos que Daniel Coelho, do PSDB e Mendonça, do DEM, são os candidatos do que existe de mais reacionário e desgastado na política do estado, representando uma longa história de privatizações fraudulentas e criminalização dos movimentos sociais. Sendo a nossa a única candidatura sem qualquer compromisso com os demais candidatos ou com os ricos e poderosos de Recife, poderíamos expor nossas propostas para que a prefeitura estivesse voltada para atender aos interesses dos que realmente precisam da atenção do Estado. Os trabalhadores e trabalhadoras, mulheres, negros e negras, gays e lésbicas que nunca tiveram vez ou voz para decidirem os rumos da administração municipal. 

Jair Pedro 
Candidato a prefeito de Recife pelo PSTU 
Recife, 01 de outubro de 2012