quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Secretária articula empregabilidade de mão de obra da mulher


A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, esteve no Sertão do São Francisco, para articular junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, uma proposta para promover um melhor aproveitamento da mão de obra feminina treinada nas capacitações do programa Chapéu de Palha Mulher Fruticultura Irrigada.


A Secretária levantou a discussão no sentido de se buscar os caminhos em prosseguimento à formação das mulheres após o período normal do Chapéu de Palha da Fruticultura Irrigada, aperfeiçoando e consolidando as habilidades, e, ainda, de identificar postos de trabalho para inclusão imediata destas mulheres no mercado.

Foi acordado, na ocasião, que o primeiro passo nessa direção seria proceder à sistematização das práticas implementadas pelas mulheres a partir dos conhecimentos adquiridos, a exemplo da realização de pinturas nas próprias residências, de acabamentos de banheiros e de construção de creches, entre outros. Também será agendada a realização de seminário com a participação de secretários estaduais, entre eles o da Educação e de Qualificação e Empreendedorismo (STQE), representantes do Senai e de organizações da sociedade civil, a fim de apresentar os produtos e definir uma proposta conjunta que assegurem a continuação das ações de formação, otimizando os investimentos governamentais feitos no período da entressafra.

Para a secretária Cristina Buarque o mais importante, agora, é que as mulheres, ao concluírem as capacitações, encontrem alternativas de aperfeiçoamento, para realizarem empreendimentos ou alcançarem um posto de trabalho. “Para isso, estamos conversando com o empresariado local e queremos aprofundar a parceria com o próprio Senai. Nossas mulheres devem ser plenamente incorporadas ao mercado de trabalho, de acordo com o curso que fizerem”, acrescenta a secretária.

Outro aspecto tratado foi a do desenvolvimento de um projeto piloto de oficina mecânica de moto, em Petrolina. A proposta é a de que a iniciativa seja gerida por mulheres já capacitadas nas oficinas do Senai. Cristina Buarque disse que com isto está articulando uma série de ações da SecMulher dirigida a levar para as trabalhadoras rurais novos conhecimentos sobre seus direitos bem como novos horizontes profissionais, valorizando a sua mão de obra e as suas potencialidades como agentes de transformação social.

Secretaria da Mulher de Pernambuco