quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Autoridades do México localizam 24 corpos em região dominada por cartéis

Pelo menos 24 pessoas foram mortas, das quais 17 tiveram os corpos carbonizados, na região de Sinaloa, no México. A área é uma das rotas do narcotráfico no país. No grupo de vítimas há uma mulher e três policiais, de acordo com relatórios do Ministério Público mexicano. A região de Sinaloa é dominada por quatro grandes cartéis de narcotráfico.

De acordo com investigações preliminares, os corpos foram queimados depois de as pessoas estarem mortas. Mas o porta-voz do Ministério Público de Sinaloa, Martin Gastelum, disse que ainda não é possível identificar as circunstâncias das mortes.

O governo do presidente Felipe Calderón tem condenado com veemência os atos de violência cometidos no país. A coordenação das ações é do Ministério do Interior. Em comunicado, o ministério informou que vai "colocar todos os meios do governo para ajudar Sinaloa na tarefa de restaurar a ordem e a paz, prevenindo e punindo”.

Na região de Sinaloa estão pelo menos quatro dos dez cartéis de narcotráfico, de tráfico de pessoas e de armas no país. São eles os de Sinaloa, de Tijuana, de Juárez e Beltran Leyva. Mortes violentas com requintes de crueldade são registradas com frequência no país.

Agência Brasil