sexta-feira, 13 de junho de 2025

SENAC PE Lança Primeira Feira de Confeitaria com Foco na Tradição Pernambucana


Olinda, Pernambuco – O presidente da Fecomércio, Bernardo Peixoto, celebrou a realização da primeira feira de confeitaria do SENAC, um evento inédito que visa enaltecer a rica tradição gastronômica de Pernambuco. A iniciativa, que Peixoto espera ser a primeira de muitas, busca trazer grandes nomes da confeitaria nacional e regional para a troca de conhecimentos.
"É uma primeira, né, como está dizendo, a primeira feira. A gente espera que seja de uma série onde a gente vai trazer a oportunidade para grandes nomes nacionais de confeitaria, inclusive também nacionais e regionais", destacou Peixoto. A feira contará com a expertise de professores como Tânia Baixo, do próprio SENAC, que compartilharão técnicas e tendências.

Pernambuco, conhecido por sua gastronomia com forte influência portuguesa, possui uma tradição confeiteira singular. O estado é berço de bolos que são verdadeiros símbolos culturais, como o bolo de rolo, o bolo Souza Leão e o bolo de noiva pernambucano, todos já reconhecidos como patrimônio. "Essa é uma grande oportunidade de conhecer as pessoas especialistas em confeitaria do Brasil todo, está aqui para transmitir para o nosso povo aqui", ressaltou o presidente da Fecomércio.

Além de promover o conhecimento e a valorização da confeitaria, a feira possui um importante caráter social. A entrada para o evento é a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados aos bancos de alimentos da Fecomércio. Essa iniciativa solidária apoia mais de 450 instituições assistenciais em todo o estado. Peixoto brincou que a feira é "a área do pecado, as coisas gostosas da vida", combinando o prazer da gastronomia com a solidariedade.