terça-feira, 13 de maio de 2025

José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, morre aos 89 anos


José Mujica, ex-presidente do Uruguai e uma das figuras mais emblemáticas da política latino-americana, faleceu nesta terça-feira aos 89 anos. O líder uruguaio, conhecido por sua humildade e estilo de vida austero, enfrentava um câncer de esôfago desde abril de 2024. Em janeiro deste ano, anunciou que a doença havia se espalhado para o fígado, tornando impossível a continuidade do tratamento.

Nos últimos dias, Mujica recebeu cuidados paliativos para aliviar a dor. Sua esposa, Lucía Topolansky, confirmou que ele estava em estado terminal e que a prioridade era garantir seu conforto. “O guerreiro tem direito ao seu descanso”, afirmou Mujica em uma de suas últimas entrevistas, encarando a morte com serenidade.

Pepe Mujica foi presidente do Uruguai entre 2010 e 2015 e se tornou referência por suas políticas progressistas e seu discurso voltado à justiça social. Defensor da simplicidade e da felicidade além da riqueza material, ficou marcado por frases como: “Estou morrendo. O que peço é que me deixem em paz. Meu ciclo já terminou.”

O ex-presidente deixa um legado de luta pela democracia e pelos direitos sociais, sendo admirado mundialmente por sua postura autêntica e compromisso com o povo. A morte de Mujica marca o fim de uma era na política uruguaia e latino-americana.

Foto: José Cruz/ Agência Brasil