quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lula ainda não está livre do câncer e segue em tratamento até sexta-feira

As notícias veiculadas nesta quarta-feira em sítios da internet e reproduzidas na página eletrônica da revista Istoé, de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estaria livre do câncer com o qual foi diagnosticado no final de outubro último, não procedem e é prematuro qualquer diagnóstico antes que o tratamento de radioterapia a que ele se submete seja encerrado, o que ocorrerá na próxima sexta-feira. A informação é do Instituto Cidadania, do qual Lula é o presidente de Honra.

Ainda segundo fonte oficial, embora o tumor localizado na laringe do ex-presidente tenha regredido 75%, segundo os últimos exames a que Lula foi submetido, em janeiro, “nenhuma outra avaliação médica foi realizada durante este período”.

– O presidente está bem disposto e segue à risca o tratamento indicado pela equipe médica, mas não é possível fazer qualquer prognóstico sobre o quadro clínico dele até que tenha concluído todas as etapas previstas. A última irradiação a que se submeterá, nessa fase, ocorrerá na próxima sexta-feira. Após a conclusão sim, ele realizará novos testes para saber se o nódulo foi inteiramente debelado. Acreditamos todos que o tumor já tenha regredido além dos 75% constatados nos últimos exames, mas não se pode afirmar, com segurança, que ele esteja completamente curado – afirmou o porta-voz do Instituto.

Nesta tarde, algumas publicações chegaram a afirmar que o ex-presidente estaria completamente livre da doença. A revista chega a citar “uma pessoa muito próxima ao presidente” como fonte da informação que tanto a equipe médica quanto a assessoria pessoal de Lula desmentiram logo em seguida.

Lula iniciou sua batalha contra o câncer há quatro meses, quando a doença foi diagnosticada, após ele ser submetido a uma bateria de exames. Lula segue em repouso, mas já pediu autorização aos médicos para desfilar na Gaviões da Fiel, a escola de samba do Corinthians, seu time do coração. Até o momento, porém, não recebeu o sinal verde para fazer a fantasia. Lula espera voltar às atividades normais em março, mas qualquer iniciativa neste sentido será tomada somente após os próximos exames no Hospital Albert Einstein.


Correio do Brasil