A comunidade de Nova Brasília, localizada a seis quilômetros da área urbana de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano, acaba de ganhar uma iniciativa cultural inovadora. Sem escola, quadra esportiva ou espaços de lazer, os moradores passam a contar com o Cineclube Nova Brasília, projeto que visa descentralizar ações culturais e oferecer entretenimento de qualidade por meio do audiovisual.
O cineclube é uma ação gratuita, viabilizada com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB PE), Secretaria de Cultura de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal. As exibições ocorrerão mensalmente no centro da vila, com uma seleção de curtas-metragens nacionais e pernambucanos, abordando temas relevantes para a comunidade.
A produção do projeto está a cargo de Isabella Lumara, com produção executiva de Lucio Vinicius. Para garantir maior acessibilidade, o espaço foi pensado para receber pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes, além de contar com filmes acessíveis.
A primeira exibição acontece nesta sexta-feira, 16 de maio, às 19h, no terreiro da casa de Nalva, agente de saúde da região. A sessão inclui os filmes Ritual de Matrimônio, Meu Nome é Maalum, Quando a Chuva Vem? e Moagem. O evento contará com distribuição gratuita de pipoca e um debate conduzido pelo cineclubista e historiador Danilo Leite.
“A ausência de infraestrutura na comunidade e a dificuldade de locomoção até o centro urbano fazem com que o acesso à arte e cultura seja praticamente inexistente. O cineclube chega para democratizar o acesso e garantir que pessoas frequentemente esquecidas também tenham oportunidades culturais”, explica Isabella Lumara.
A equipe do projeto ainda conta com Richard Soares (curadoria), Laís Rayanne (identidade visual), Thales Meirinho (direção de arte) e Leonardo Lemos (assessoria de imprensa). Para acompanhar as próximas exibições e novidades, siga o perfil @cineclubenovabrasilia no Instagram.